18 Junho 2016      11:11

Está aqui

ALENTEJO MARCA INÍCIO DAS CIDADES E VILAS CERÂMICAS PORTUGUESAS

Esta semana, em Viana do Alentejo (Évora), a deu-se um passo definitivo na criação da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC).

Entre os seus membros fundadores estão os municípios alentejanos de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Redondo e Montemor-o-Novo, aos quais se juntam Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Óbidos, Tondela, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

O projeto de Estatutos da AptCC foi concluído neste encontro onde, entre outros temas, também se decidiu que a sede será nas Caldas da Rainha

Resta agora que os executivos camarários e as assembleias municipais aprovem a adesão formal à Associação - Reguengos de Monsaraz, Redondo, Vila Nova de Poiares e Viana do Castelo já o fizeram - para que se proceda à escritura constitutiva da nova estrutura.

Em consequência do nascer desta associação, as Associações europeias semelhantes - Itália, França, Espanha, Roménia e Alemanha - convidaram já a congénere nacional a assistir à próxima Assembleia Geral Europeia, a realizar em Faenza (Itália) no início de setembro, por ocasião da ARGILLA´16 - o principal evento da cerâmica europeia e onde estarão presentes centenas de ceramistas dos mais variados países do Continente.

Estas associações nacionais já se constituíram junto da União Europeia enquanto Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, uma estrutura com peso institucional junto da Comissão e do Parlamento Europeu e contam já com a representação de mais de uma centena de cidades cerâmicas.

O principal objetivo da associação portuguesa é a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, além do intercâmbio de experiências entre os associados, quer ao nível da conservação do património, quer no estabelecer com esta tradição.

No futuro, além dos catorze municípios fundadores, mais municípios que se enquadrem nos objetivos da associação serão incorporados à AptCC.