1 Setembro 2019      10:55

Está aqui

Alentejo com dois finalistas nas 7 Maravilhas-Doces de Portugal

O “Porquinho Doce”, doce típico de Beja e as “Filhós de Cabrela” doce típico da aldeia de Cabrela, concelho de Montemor-o-Novo, são os dois representantes alentejanos na Grande Final das 7 Maravilhas-Doces de Portugal.

A Boleima de Portalegre não conseguiu figurar entre os 14 finalistas e deixa a representação alentejana reduzida a dois doces.

Mais típico do Natal, o “Porquinho Doce” é um doce feito à base base de açúcar, amêndoa, ovos, cacau, gila e pão e cuja receita remontará ao século XIX, tendo origem no Real Convento de Nossa Senhora da Conceição.

A “Filhós de Cabrela”, um doce típico do Carnaval, tem como ingrediente base a farinha e os ovos e depois uns toques de aguardente branca, azeite, manteiga, laranjas e mel ou açúcar.

No próximo domino, a partir das 17 horas, pode votar nos dois doces alentejanos:

- ligue 760 107 094 para o “Porquinho Doce”

- ligue 760 107 108 para a “Filhós de Cabrela”

 

As “maravilhas” alentejanas competiam num total de 907 doces e o Alentejo teve muitos doces em competição.

Portalegre concorreu com as Amêndoas do Douro Tostadas, as Bolachas de Vinho do Porto, a mítica Boleima, o Bolo Finto de Portalegre, os Fartes, o Folar, as Queijadas, o Queijo dourado, os Rebuçados de Ovo e o Toucinho do Céu de Santa Clara. Do distrito estiveram ainda vindo de Arronches o Bolo de Azeite, o Nógado e o queijinho d'Arronches; de Nisa, os barquinhos, os bolos de Amêndoa e as Broas dos Santos; de Elvas as ameixas de Elvas e o Sericaia e ainda o pastel de castanha de Marvão e o bolo de torresmos de Sousel.

 

Do distrito de Évora, Viana do Alentejo tinha sete doces: o doce Conde de Alcáçovas, o Bolo Conde de Alcáçovas, fidalgo, folar tradicional, lampreia de ovos, queijadas de requeijão e o bolo real de Alcáçovas.

A Compota de Escorcioneira, Doce de Abóbora, Doce de Escorcioneira, Doce de Tomate e Explosão de Abóbora e Requeijão representaram Évora; de Estremoz esteve o Bolo de mel e noz à Antiga, o Gadanha, o Guizo e o Pão de Rala; de Redondo o Bolo folhado, a Escarapiada e as Merendeiras; de Montemor-o-Novo as Bolachas de Bolota e as finalistas Filhós de Cabrela; e, por fim, o Sericá de Vila Viçosa.

 

Beja estava em concurso com as azeitonas confitadas cobertas, pão de rala, pastéis de toucinho do convento, pederneiras, porquinho doce, queijada de requeijão, queijinhos de hóstia, tosquiados e trouxas de ovos de Beja.

Ainda no distrito de Beja, Alvito tinha Bolo folhado, Bolo folhado com chila, Fitas de mel, Pastéis de grão, Tarte de Chocolate e Sericaia; Vidigueira concorria com: água-mel, água-mel picante, mel com favo, mel de rosmaninho; Odemira e Serpa tinham as Alcôncoras de Amoreiras-Gare e as Queijadas de Serpa, respetivamente.

 

 

Imagem de 7maravilhas.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.