7 Setembro 2018      10:59

Está aqui

Alcácer do Sal faz 800 anos

A história de Alcácer do Sal começa antes do Foral do rei D. Afonso II, em 1218, e do facto de ter sido depois sede da Ordem de Santiago. Mas é a partir daqui que começa a contar. E faz este ano 800 anos, o que não é pouco.

Visitas guiadas, projeção de documentários, atuações musicais e uma exposição são alguns dos eventos previstos no âmbito do programa comemorativo dos 800 Anos do Município de Alcácer do Sal, que se realiza a partir de setembro.

Para 15 de setembro está agendada “Alcácer, o antes e o depois”, uma visita guiada integrada na Rota do Património, que vai percorrer a zona ribeirinha até ao Bairro de S. Pedro. Ao longo deste percurso, os participantes ficarão a saber mais sobre a história dos edifícios da cidade, nomeadamente as funcionalidades anteriores e o trajeto que os conduziu às atuais.

A 26 de setembro o Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe “Memórias da gente”, uma viagem visual pela história do concelho através da projeção de documentário alusivos à história alcacerense.

Já dias 29 e 30 de setembro, os eventos programados integram-se também nas Jornadas Europeias do Património e contemplam uma visita aos fornos do Bugio e à adega da Barrosinha, com provas de vinho, e uma visita à salina da Batalha e ao cais palafítico da Carrasqueira.

No feriado de 5 de outubro há nova caminhada, desta feita “afonsina”, e que vai percorrer a margem sul, pontos históricos da baixa alcacerense e termina no castelo, como símbolo da sua conquista pelos participantes.

Para o mês de novembro, nomeadamente para a noite de 17, está agendada a atuação do grupo de música medieval “Albaluna”, no Largo dos Açougues.

Dezembro é sinónimo de Feira do Livro na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, que acolherá igualmente a exposição “Pedro Nunes - Instrumentos Náuticos”, entre os dias 7 e 17.

Os interessados em participar nas caminhadas e visitas guiadas devem proceder à sua inscrição previamente junto do Posto de Turismo, no Largo Luís de Camões, ou através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt.

O programa completo das atividades comemorativas no segundo semestre pode ser consultado no site do município ou emhttps://issuu.com/imprensa2/docs/programa_2_semestre_800_anos_

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.