24 Agosto 2018      17:27

Está aqui

Alandroal força empreiteiro a corrigir erros em obra pública

A obra de arranjo paisagístico e de remodelação das infraestruturas de águas e esgotos na envolvente à Igreja de S. Sebastião em Alandroal dura há quase um ano e é motivo de descontentamento dos moradores e dos comerciantes pelo impacto que tem nas ruas e pelo pó que envolve.

Iniciada em setembro de 2017, antes das eleições, a obra deveria ter sido entregue em janeiro de 2018, o que não aconteceu segundo o município, que entretanto mudou de mãos e que identificou erros de execução resultantes da "falta de respeiro pelos projetos técnicos" de "gravidade extrema" como diz em comunicado. O que é certo é que a Câmara afastou o subempreiteiro e exigiu ao empreiteiro que ganhou a obra a correcção integral desta sem que isso "se traduzisse em um cêntimo a mais a pagar". 

Agora a obra volta quase ao ponto de partida e está a gerar desconforto na população, que o presidente da autarquia compreende. Para João Grilo não há alternativa senão uma correcção integral da obra. “compreendo o cansaço e descredito dos moradores e dos comerciantes locais por verem as suas ruas novamente esburacadas e as obras que pareciam quase prontas a voltarem quase ao ponto de partida, mas não há outra opção. Fechar os olhos aos gravíssimos atropelos à execução prevista só se iria traduzir em graves consequências para os munícipes e para a câmara num prazo muito curto e ao longo de muitos anos. E isso não podemos tolerar. Havia problemas escondidos debaixo de terra, mas bastava olhar para o que estava à superfície para perceber que não podia ficar assim.”

Orçada em cerca de 370 mil euros, a obra foi financiada a 85 % através do Alentejo 2020.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão