4 Janeiro 2016      12:22

Está aqui

ACHADO ARQUEOLÓGICO ISLÂMICO RESTAURADO EM ÉVORA

Uma taça de cerâmica datada da época da ocupação islâmica da Península Ibéria foi restaurada, em Évora, pela oficina de restauro da Câmara Municipal de Évora.

A peça pertence ao Museu Arqueológico Provincial de Badajoz que a emprestou à Câmara de Évora para que fosse exposta na Exposição Yábura - esteve patente no de abril e novembro, Convento dos Remédios em Évora.

A peça, uma taça de cerâmica de cor verde com decoração estampilhada, encontrava-se num estado de conservação que requeria cuidados, tendo a Câmara de Évora oferecido-se para proceder ao seu restauro, antes de a devolver, como forma de agradecimento pela colaboração prestada pelo Museu Arqueológico Provincial de Badajoz para a realização da Exposição Yábura, para a qual emprestou ainda outros itens da época islâmica.

A peça intervencionada apresentava várias lacunas devido ao grande número de fragmentos por que é composta, sendo a sua colagem muito instável. O restauro permitiu recuperar estabilidade e assegurará a sua preservação, permitindo que continue exposta ao público.

Para a realização da Exposição Yábura - Uma cidade do Al-Andalus - visitada por mais de 3000 pessoas - a Câmara Municipal de Évora contou com a cedência de peças do Campo Arqueológico de Mértola e do Museu de Badajoz (Espanha) além do apoio do CIDEHEUS; do Laboratório Hércules da Universidade de Évora; da Secretaria de Estado da Cultura/Direção Regional da Cultura do Alentejo; do Museu de Évora e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, além do patrocínio do Turismo do Alentejo E.R.T.