23 Junho 2020      10:52

Está aqui

Vaga de calor e poeira do Sara vão atingir o Alentejo

A partir de hoje, o Alentejo e Portugal Continental serão atingidos por uma massa de calor proveniente do norte de África e por poeiras do deserto do Sara. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aconselha o uso de óculos de sol com filtro e a proteção especial das crianças.

Segundo o IPMA, as poeiras do deserto do Sara serão impulsionadas pela força dos ventos alísios e do anticiclone dos Açores, o que faz com que atravessem o Oceano Atlântico chegando às Caraíbas, devido ao vento “particularmente intenso”. Prevê-se ainda uma alta concentração de partículas no ar, sobretudo em Porto Rico, na República Dominicana e no Haiti.

No entanto, em relação ao pó proveniente do deserto, nem tudo é mau, garante o IPMA. “Essas poeiras, ricas em minerais e nutrientes, eventualmente depositam-se no oceano e em terra, constituindo por isso um importante mecanismo de fertilização natural”.

Devido ao tempo quente, o risco “muito elevado” de incêndios vai manter-se até sexta-feira, 26 de junho, alertou ainda o IPMA. Além disso, os distritos de Portalegre, Évora e Beja estarão sob aviso amarelo nos próximos dias.