23 Junho 2020      08:50

Está aqui

Praias de Santiago do Cacém com regras apertadas

No passado dia 20 de junho, as praias do concelho de Santiago do Cacém abriram a época balnear, mas com regras de utilização mais apertadas para garantir a segurança de todos os banhistas, na sequência da pandemia da covid-19.

A vigilância balnear é assegurada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na praia da Fonte do Cortiço (Areias Brancas), que não tem concessionário, e na Praia do Monte Velho (Porto das Carretas) que, apesar de não ser considerada praia de uso balnear, é bastante frequentada no verão. Já na praia da Costa de Santo André será da competência do concessionário assegurar a colocação de nadadores-salvadores.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), devido à covid-19, a Praia da Costa de Santo André terá uma lotação de 2.500 pessoas e a da Fonte do Cortiço de 400 pessoas. Esta entidade aconselha os visitantes a, antes de saírem de casa para a praia, consultarem a aplicação infopraia da APA e verifiquem a situação de ocupação.

Os níveis de lotação destas praias estão devidamente assinalados nas suas estradas de acesso, através de bandeiras. A bandeira verde significa uma ocupação baixa, a amarela uma ocupação elevada, e a vermelha uma ocupação plena.

A partir de hoje, o município hasteia ainda o galardão da Bandeira Azul nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, duas zonas balneares que também foram distinguidas com o galardão “Praia Dourada”, atribuído pela Associação Ambientalista Quercus, pela qualidade da água.