7 Julho 2020      10:45

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Plano de Marketing Turístico do Alto Alentejo identifica 13 produtos turísticos

O Plano de Marketing Turístico do Alto Alentejo, cuja versão final foi recentemente aprovada em reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA, identifica um conjunto de treze produtos turísticos que se consideram prioritários para a região.

Os produtos identificados são: a Serra de São Mamede; Terras do Montado do Alto Alentejo; Castelos e Fortalezas do Alto Alentejo; Turismo Ativo no Alto Alentejo; Turismo Equestre no Alto Alentejo - Cavalo Lusitano; Birdwatching no Alto Alentejo; Turismo Náutico no Alto Alentejo; Gastronomia e Vinhos do Alto Alentejo; Artes Tradicionais do Alto Alentejo; Turismo Termal no Alto Alentejo; Megalitismo no Alto Alentejo; Turismo Religioso no Alto Alentejo; e Eventos no Alto Alentejo.

A elaboração deste plano de marketing enquadra-se no PROVERE InMotion 2020 – Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, uma das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) reconhecidas na Região Alentejo.

O programa PROVERE dá continuidade ao InMotion 2007-2013, concebido no âmbito do anterior quadro comunitário de apoio, que tem por objetivo valorizar os recursos do território, combinando o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e culturais da região 1 com o estímulo a iniciativas empresariais, fileiras de negócio e cadeias de valor.

Com este novo Plano aprovado, pretende-se colmatar uma lacuna identificada no projeto anterior, relacionada com a formatação de produtos turísticos no Alto Alentejo e com a respetiva estratégia de marketing. Pretende-se igualmente maximizar o aproveitamento das mais-valias económicas, sociais, ambientais e culturais relacionadas com a atividade turística.

É de notar que está estabelecido que as entidades intermunicipais (no caso, a CIMAA) passaram a ter competência para o desenvolvimento da promoção turística interna sub-regional no mercado interno. Esta competência é exercida em articulação com as entidades regionais de turismo, com os planos regionais de turismo e com a estratégia nacional de turismo, de maneira a assegurar uma coerência e eficiência na promoção e a promover uma melhor territorialização das políticas e estratégias do turismo, com respeito pelo princípio da especificidade na intervenção regional.

Recorde-se que o Plano de Marketing Turístico do Alto Alentejo visa conceber e consolidar produtos turísticos de escala sub-regional e aumentar os níveis de visibilidade, notoriedade e reconhecimento do Alto Alentejo.

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