20 Julho 2020      10:19

Está aqui

Ministra da Coesão defende aeroporto em Beja com ligação para Lisboa

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, defende a aposta no aeroporto de Beja, com uma ligação ferroviária a Lisboa.

Numa entrevista ao ECO, a ministra refere que esta solução vai favorecer a coesão territorial e potenciar os investimentos já feitos, um assunto que surge na véspera de o Governo apresentar aos partidos mais à esquerda do Parlamento o Plano de Recuperação Económica e Social de António Costa e Silva.

Quando questionada sobre se não se deveria apostar no aeroporto de Beja, já existente, para fazer uma ligação ferroviária para Lisboa, a governante devolveu a pergunta: “e quem lhe disse que isso não está no nosso horizonte?”. Ana Abrunhosa referiu ainda que, “antes de estar sempre a criar novo, temos de potenciar aquilo que temos. Temos muitos investimentos feitos no país, potencialidades enormes e, por vezes, é um pequenino investimento adicional que torna os investimentos que já temos muito mais atrativos e sustentáveis”.

No entanto, a ministra não garantiu que o Governo irá investir nesta infraestrutura em Beja, pois “o nosso ministério tem de trabalhar com os outros e aquele com o qual mais trabalho, e bem, é com o das Infraestruturas e Habitação”.

Relativamente à abertura dos concursos para as empresas acederem a 90 milhões de euros em apoios a fundos perdidos para a criação de postos de trabalho, Ana Abrunhosa reconheceu que Portugal tem “uma má experiência no contexto da aplicação dos fundos europeus na eficiência energética” e que existe um problema de execução do Fundo Social Europeu (FSE) nos programas operacionais regionais. Porém, a governante recusa a hipótese de que os apoios agora lançados sejam uma forma de “gastar” esse dinheiro.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.