15 Julho 2020      10:02

Está aqui

Governo quer exportar energia através de rede que passa por Ferreira do Alentejo

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, anunciou esta terça-feira que o Governo pretende desenvolver a interligação elétrica a Marrocos, sendo a construção de uma rede de alta tensão que liga Ferreira do Alentejo ao Algarve importante na exportação de energia.

Esta estratégia está contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica de António Costa Silva, e a ambição do executivo é tornar o país o mais independente e autossuficiente possível em matéria de produção de eletricidade.

“Esta questão da relação com Marrocos é uma questão que queremos desenvolver. Sentimos ser da maior importância, para ganharmos espaço naquilo que é a nossa afirmação como país também exportador de energia”, afirmou o ministro na Assembleia da República, citado pela agência Lusa.

Nesta versão preliminar do plano de recuperação económica 2020/2030, o consultor António Costa Silva, além de sublinhar o reforço das “interligações energéticas da Península Ibérica com França” e a concretização da “interligação elétrica a Marrocos”, defende a “eletrificação da economia, associada a uma profunda descarbonização do setor eletroprodutor”.

Este plano prevê ainda um investimento “na rede nacional de transporte de eletricidade, incluindo a concretização das interligações a Espanha, já previstas”, assim como na modernização da “rede de distribuição (média e baixa tensões)”.

A estratégia passa por construir uma “rede de alta tensão que liga Ferreira do Alentejo ao Algarve e que é importante para a exportação de energia, em particular da energia solar”, e “um gasoduto para a exportação de gases renováveis a partir de Sines, e com destino ao centro da Europa”.

Recorde-se que António Costa Silva foi convidado em junho pelo Governo para coordenar a preparação do programa de recuperação económica, tendo o gestor aceitado o convite “como contributo cívico e ‘pro bono’”.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.