9 Janeiro 2016      15:41

Está aqui

400 POMBOS-CORREIO EM EXPOSIÇÃO

Decorre este fim de semana, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, a 43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia e onde estarão em exposição cerca de 400 espécimes de pombo-correio.

O objetivo do certame é aliar a vertente desportiva – a mostra dos melhores exemplares nacionais da modalidade – e a vertente comercial - com a presença de cerca de 50 expositores de empresas ligadas ao setor.

O evento está incluído na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015 e é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Columbofilia, da Associação Columbófila do Distrito de Évora e do Município de Reguengos de Monsaraz.  

Os pombos serão classificados por 16 juízes nacionais de acordo com critérios como a plumagem, ossatura, asa e visual, selecionando os três primeiros das classes de Standard e Sport para representarem Portugal na exposição ibérica, a realizar dia 16 de janeiro em Huesca, Espanha.

Serão ainda entregues os prémios dos campeonatos nacionais e provas nacionais de fundo que se realizaram em 2015 e decorrerá o colóquio “Genética e Testes de ADN nos Pombos-correio”, moderado por David Madeira, columbófilo especializado em pombos-correio, e com  intervenções de Ruben Lanckriet, veterinário belga especialista em testes de ADN em pombos-correio, Guillermo Barrallo Fernández, veterinário da Real Federación Colombófila Española, e José Cruz, veterinário da Federação Portuguesa de Columbofilia.

Amanhã, domingo, decorrerá o colóquio “Meteorologia na Columbofilia”, com Fernando Garrido, meteorologista da Federação Portuguesa de Columbofilia que faz as previsões meteorológicas para as provas nacionais e haverá lugar a uma homenagem aos columbófilos mais antigos de cada distrito e que se evidenciaram na modalidade, sendo que, pelas 11:45h decorrerá a entrega de prémios da 43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia.

A columbofilia é uma das modalidades desportivas com mais prémios internacionais, estimando-se que existam cerca de 12 mil praticantes em Portugal.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.