A edição 2016 dos Prémios Município do Ano tiveram um recorde de candidaturas, 93, sendo que 12 delas pertenciam a municípios alentejanos. Dessas 12 candidaturas alentejanas, 3 são finalistas: Avis, Elvas e Ponte de Sôr - os três do distrito de Portalegre - num total de 36 finalistas nomeados para o Prémio.
Os Prémios “Município do Ano” são uma iniciativa da Universidade do Minho que criou a plataforma UM-Cidades que institui os prémios que “visam reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses”.
Os Prémios “Município do Ano” têm por objetivo, entre outros, reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade;
As candidaturas consistem na apresentação de um projeto (produto, serviço, programa, infraestrutura, equipamento, ação de sensibilização, etc.) que tenha produzido um impacto positivo significativo e que tenha sido implementado e/ou mantidos, mas são também admitidos a concurso projetos pontuais, como semanas gastronómicas, feiras medievais, eventos desportivos, festivais de teatro, cinema e música.
Os três projetos alentejanos são: “CrescerAvis - Ludotecas Municipais”, Pilar de apoio às famílias de Avis, a recuperação e promoção turística do Forte da Graça, de Elvas, e o Kiitos@21stCenturyPreshools - Um projeto local de Dimensão Europeia com origem em Ponte de Sôr.
Os resultados da Nomeação final serão conhecidos a 24 de maio e a Gala de Prémios Município do Ano, organizado pela UMCidades – Universidade do Minho será realizada no dia 3 de junho, em Vila do Bispo (Sagres).
Imagem daqui