20 Maio 2015      15:47

Está aqui

XII ENCONTRO DE CULTURAS

A Cultura é feita de diálogos, transmissões e partilhas. Uma ótima oportunidade de comprovar isso é a 12ª Edição do festival “Encontro de Culturas”, em Serpa no distrito de Beja. Uma festa a decorrer de 05 a 10 de junho, onde, “os principais espetáculos terão uma ligação direta ao cante alentejano, aos cantadores e ao Alentejo”, segundo o Presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, em declarações à Lusa.

A imaterialidade da cultura ajuda também a quebrar geografias, com o espetáculo inaugural, dia 05 de junho, "Património Cultural Imaterial da Humanidade", que foi criado no âmbito da enREDE - Rede Internacional de Municípios pela Cultura. Ao reunir o Cante Alentejano, o Fado, o Flamenco e a Capoeira. Todos classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A organização do encontro vai dispersar-se entre a Praça da República de Serpa, com os espetáculos da programação principal, a partir das 22:00. O Espaço da Nora, que receberá os concertos "fora de horas", a partir das 00:00. E ainda no Jardim Municipal, que será palco de um espetáculo de cante alentejano.

No global o encontro inclui animação, tertúlias e exposições, com o intuito de promover "a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos", acrescenta Tomé Pires.

Além dos concertos de Celina da Piedade e Vozes do Cante (dia 07) ou de Ala dos Namorados & Grupo Coral "Os Mainantes" (dia 09), toda a programação pode ser consultada no site institucional da Câmara Municipal de Serpa, responsável pela organização, aqui

Imagem do artigo com direiros reservados, a consultar aqui.