11 Julho 2015      10:10

Está aqui

VINHO E ESTRELAS

O Dark Sky Party Alqueva vai ter a sua 4ª edição nos dias 17 e 18 de julho.

Organizada pela Dark Sky Alqueva e pelo Município de Reguengos de Monsaraz, este evento que reúne o vinho, o céu escuro de Monsaraz e as estrelas vai decorrer, desta vez, no recente Observatório Lago Alqueva.

Terá início às 21h30 de sexta, 17 de junho, com uma prova cega de vinhos e degustação, intitulada “Estrelas do Vinho”, da responsabilidade de João Passos, da Louro Wines, e integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.

Mais tarde haverá lugar às observações astronómicas orientadas pelos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Guias do Observatório Lago Alqueva.

No sábado, 18 de julho, às 17h, as crianças e adultos podem participar no workshop “O Céu de Alqueva”, e às 18h no Jogo da glória, dinamizado por Francisco Pires, do programa internacional Dark Skies Rangers.  Em simultâneo, decorre uma visita guiada à exposição “O Caminho das Estrelas”, pelo autor e astrofotógrafo oficial da Dark Sky Alqueva, Miguel Claro.

Ao início da noite, Nelson Nunes, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, vai falar sobre o tema “Porque acelera o Universo?” e Hugo Messias vai explicar “Como funciona a cabeça de um astrónomo”.

Mais tarde, nova prova cega de vinhos com degustação e o Concerto para as Estrelas, pelo Teatro do Frio, além de mais uma observação astronómica. A Dark Sky Party Alqueva vai encerrar com uma largada de balões.

Reguengos de Monsaraz integra a Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro sítio no mundo a receber a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo.

Imagem daqui