24 Novembro 2015      21:32

Está aqui

TEORIA DA RELATIVIDADE FAZ 100 ANOS

A lei que mudou a Ciência faz hoje, 25 de novembro, 110 anos.

O ano "mirabilis" foi em 1905, quando Albert Einstein – cientista e físico alemão refugiado nos Estados Unidos – confirmou a sua Teoria da Relatividade consubstanciada na famosa equação E=mc², um dos seus múltiplos feitos de relevo e que contribuiu para que, em 1921, fosse galardoado com o prémio Nobel da Física.

A Lei da Relatividade de Einstein mudou a face da Ciência e conceitos tão fundamentais como o tempo e o espaço, de tal modo que, o próprio Einstein, em 1917, aplicou a teoria da relatividade geral como base para explicar a estrutura do Universo como um todo.

A teoria da relatividade geral (TRG) descreve a gravidade, a força misteriosa descoberta por Newton no século XVII, e estudada pela maioria de nós, no ensino básico. De acordo com a TRG, a gravidade resulta da curvatura espaço-temporal, causada pela presença de matéria (planetas, estrelas, galáxias,...). Por exemplo, o movimento da Terra em torno do Sol é o resultado da curvatura deste último no tecido espacial, de um modo semelhante à distorção causada por nós, quando nos sentamos, por exemplo, num colchão. A TRG difere da teoria da gravitação de Newton, por exemplo, em campos gravitacionais elevados (Buracos negros).

Texto elaborado com apoio de João Perdigão.

Nota: Última actualização do artigo às 16h05, onde corrigimos a infirmação incorrecta presente no título para os 110 anos de efeméride.

Imagem daqui

Imagem daqui