22 Outubro 2015      15:35

Está aqui

SOCIEDADE DO BEM: QUANDO OS FINS DE SEMANA NÃO TÊM FIM!

Finalmente é sexta-feira! Esta é uma frase que, a princípio, todos gostamos de ouvir, a não ser que comecemos a pensar que a sexta-feira é aquele dia que antecede o fim de semana caótico com as crianças todo o dia em casa aos gritos, ou a liderarem a melhor posição no sofá e a tomarem conta da televisão.

As manhãs de sábado que pensámos aproveitar para ficar até mais tarde na cama, subitamente, são interrompidas por uns passinhos que se fazem soar ao longo de um corredor e a nossa cama passa a ter capacidade para acolher um batalhão. E começa mais uma correria de fazer camas, tomar banhos, vestir, preparar os pequenos almoços e toda uma panóplia de tarefas que só conseguimos fazer neste dia, como por exemplo: pôr roupa a lavar, limpar o pó, aspirar a casa, enfim… mil e uma coisas que nos dão imenso prazer!

E quando olhamos para o relógio, que não devia ser uma preocupação neste dia, supostamente dia de descanso, já estamos atrasados na preparação do almoço, sim do almoço pois, por ser fim de semana, também se faz por casa.

E a tarde já lá vem, as limpezas continuam e as crianças, essas, estarão ou a desarrumar qualquer coisa, ou a brigarem porque um quer ver um programa e o outro quer ver outro, ou porque um quer um brinquedo que o outro tem, uma tragédia! Não sei o que é pior! Os gritos deles ou os nossos a gritar com eles – estejam quietos, estejam sossegados, vão ficar de castigo. Ameaças várias que na maioria das vezes não surtem no resultado pretendido – a calma e a tranquilidade de um fim de semana tão desejado.

A noite não tarda e quando damos por nós estamos mais cansados do que num outro dia qualquer da semana, desejosos que os miúdos vão para a cama e que nós, finalmente possamos desfrutar daquele lugar do sofá que em tempos era só nosso, não para ver televisão, mas talvez para adormecer ou “descansar de olhos fechados” como muitas vezes fazemos questão de referir.

Finalmente domingo! Para muitos pais é “O” dia que antecede a tão esperada segunda-feira. É “O” dia em que preparamos o começo de mais uma semana, é “O” dia em que preparamos os bibes, as mochilas, organizamos as roupas, ou seja, é “O” dia que mais uma vez fazemos mil e uma coisas que nos deixam completamente esbaforidos.

Mas será que os fins de semana têm de ser assim? Claro que não! Devemos ver os fins de semana como a verdadeira oportunidade de estar com os nossos filhos, de conhecer os nossos filhos, de passar momentos agradáveis com eles, de descansar um pouco da correria semanal. Como? Simples! Experimente as dicas que aqui lhe deixo:

. coloque a roupa para lavar sexta-feira à noite e estenda-a (será um esforço extra, mas vai ver que compensa);

. a limpeza da casa pode ser distribuída pelos dias da semana, por exemplo – segunda-feira limpa a sala, terça-feira a cozinha, quarta-feira limpa os quartos, vais ver que não lhe custa tanto a si e ao sábado de manhã não terá de correr quase meia maratona para fazer todas estas tarefas.

 

Fazendo só isto vai ver que o seu fim de semana será muito mais tranquilo e prazeroso. E como usufruir de um fim de semana tranquilo em família? Há inúmeras coisas que pode fazer para se divertir com os mais novos. Veja o que lhe sugiro:

. se o tempo estiver agradável aproveite para sair de casa de manhã com as crianças, pode dar um passeio num parque local e, até aproveitar e almoçar por lá, faça um piquenique, os seus filhos vão certamente adorar a ideia;

. Apanhem folhas caídas para fazer uma colagem, fica muito giro na decoração da casa e é económico;

. aproveite a tarde para fazer uma visita de interesse cultural, visite a sua cidade como se nunca lá estivesse estado, como se fosse um turista e vai ficar surpreendido com o que vai descobrir;

. é tempo de castanhas, compre castanhas e saboreiem-nas juntos;

. visite um museu ou uma exposição local;

. visite uma biblioteca e aqui até poderá requisitar um livro para ler em casa com os seus filhos;

. experimente um meio de transporte diferente, um passeio de barco, um passeio de comboio ou até mesmo um passeio num autocarro panorâmico, vão fazer certamente sucesso junto dos mais novos;

. poderá optar por fazer uma sessão de cinema em casa com direito a pipocas;

. faça um bolo com os seus filhos, eles vão gostar de pesar os ingredientes e de misturá-los;

. monte um puzzle com os pequenos, ou faça um jogo que eles tenham escolhido,

. a preparação do jantar pode ser feita em conjunto, diga aos seus filhos que se trata de um jantar especial, em que precisará da ajuda deles. Coloque uma toalha diferente, peça-lhes ajuda para pôr a mesa, vão gostar de ajudar e não fará tudo sozinha;

. ao deitar pode ler-lhes uma história;

 

Como vê há inúmeras coisas que pode fazer em família sem qualquer tipo de custo. O tempo em família é tão pouco que o devemos aproveitar da melhor maneira.

 

Vanessa Chinelo, Professora e colaboradora na Sociedade do Bem

 

Sociedade do Bem no facebook - https://www.facebook.com/sociedadedobem.org

Sociedade do Bem na web - http://projetosociedadedobem.wordpress.com/

E-mail: projetosociedadedobem@gmail.com

Imagem daqui www.heidichowenphotography.com