14 Junho 2015      10:04

Está aqui

SALVADORES PRECISAM-SE

Este podia ser o título genérico e metafórico para um artigo sobre qualquer área da sociedade, no entanto, é simplesmente o que é: precisam-se nadadores-salvadores no Alentejo.

A associação de nadadores-salvadores Resgate - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, ainda não conseguiu garantir os 42 nadadores-salvadores necessários para garantir a plenitude de funções da sua equipa, em 11 praias alentejanas, nesta época balnear.

À LUSA, o presidente da associação com base em Sines, António Mestre disse que, por agora, o número de vigilantes que fazem parte da equipa "não chega a 30", acrescentando que não há uma explicação confirmada para este acontecimento, até porque nos últimos anos tinha-se verificado o oposto - mais oferta que necessidade – mas revelou algumas das possíveis explicações e que podem prender-se com despesas de alojamento e a alimentação e que podem demover os interessados provenientes de outras áreas do país.

Apontou ainda ao dedo ao facto de "Pela primeira vez em 14 anos" não se ter realizado o habitual curso de nadadores-salvadores em Sines e que garantia formação aos interessados.

A associação, por agora, garante o pleno funcionamento no concelho de Odemira, 12 vigilantes em 6 praias do concelho, onde a época balnear se inicia amanhã.

O problema pode começar no dia 20, quando o concelho de Sines começar a sua época balnear, fazendo aumentar a necessidade de nadadores-salvadores desta associação.

António Mestre tem esperança que até lá a associação consiga recrutar os elementos necessários, até pelo regresso de universitários, mas garante que os prazos serão muito curtos e que, a 27 deste mês, as necessidades de mais nadadores-salvadores aumentam com mais duas praias do concelho de Santiago do Cacém.

A Resgate - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano tem para oferecer aos nadadores-salvadores um contrato de trabalho a termo certo, com salário base mensal mínimo de cerca de 620 euros, subsídios de alimentação, de formação, de alojamento e de deslocação, além de outras regalias.

Mas acima, em Grândola, a Seagull Rescue - Associação de Nadadores Salvadores de Grândola, não tem este tipo de problemas como garantiu o seu presidente Nuno Gomes, tendo conseguido, com a sua carteira de colaboradores, garantir desde sábado, a vigilância me seis praias do concelho: Tróia-Mar, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Carvalhal, Galé-Fontaínhas e Aberta Nova.

 

Imagem daqui