6 Novembro 2015      11:41

Está aqui

REGUENGOS DE MONSARAZ NAS BOCAS DO MUNDO

No ano em que é Capital Europeia do Vinho Reguengos de Monsaraz tem beneficiado da sua posição para se promover em todo o mundo, articulando os produtos vinho, turismo e gastronomia, que está a "exportar" com sucesso, numa estratégia de diplomacia económica sem precedentes da região.

São dezenas de jornalistas de meios de comunicação social internacionais e operadores turísticos que estão a promover a região em vários países, a convite da Agência de Promoção Turística do Alentejo e do Município de Reguengos de Monsaraz.  Foram inúmeras as reportagens sobre o concelho e a Cidade Europeia do Vinho 2015, como por exemplo da RAI2 (Itália), TravMedia (Holanda), Marie Claire (Brasil), Gastronomic Nomad (Espanha), Food and Fabulous (África do Sul), La Libre Belgique (Bélgica), In Vino Viajas (Brasil), Travel World News (Estados Unidos da América), Gourmamism (Rússia), Sing Tao Daily (Canadá), Le Quotidien (Luxemburgo), Gilbert & Gaillard (França) e RBS TV da Rede Globo (Brasil).

A agência realizou já várias ações de promoção do concelho e da Cidade Europeia do Vinho 2015, nomeadamente em grandes feiras internacionais de turismo, como por exemplo na Fitur (Madrid), ITB (Berlim), ABAV (São Paulo) e World Travel Market (Londres), onde houve provas de vinhos dos produtores da região.

A promoção incidiu igualmente em apresentações específicas sobre Reguengos de Monsaraz em representações diplomáticas no exterior, como na Embaixada de Madrid, Consulado de Sevilha, Embaixada de Berlim e Embaixada de Londres. A autarquia divulgou ainda o concelho em Zafra e Badajoz (Espanha), mas também na Câmara de Paris, numa iniciativa conjunta com a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Ao nível do turismo foram já 30 operadores turísticos nacionais e estrangeiros que passaram em Reguengos de Monsaraz, entre os quais a Odisseys Travel (Austrália), Fox Tours and Travel (Estados Unidos da América), Trafalgar (Reino Unido), Kuoni (Japão), Halcon (Espanha), PressTour  (Itália), Intours (Estados Unidos da América), GoTravel (Brasil), Aigle Azur (França), Tumlare (Reino Unido) e Miki Travel (Japão). A maioria dos operadores já comercializa programas no concelho, enquanto os restantes têm estado a estudar o território para incluírem a região nos pacotes turísticos do próximo ano.