4 Dezembro 2015      22:58

Está aqui

REGUENGOS DE MONSARAZ CELEBRA ELEVAÇÃO A CIDADE

a próxima terça-feira, 8 de dezembro, Reguengos de Monsaraz (Évora) celebrará o 11.º aniversário da elevação à categoria administrativa de cidade.

As comemorações terão início às 21:30h, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições, com um concerto pela Orquestra Ligeira do Alentejo e a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas do município, onde a autarquia vai atribuir 48 medalhas a personalidades, trabalhadores do município, instituições e empresas que se distinguiram em várias áreas da sociedade reguenguense.

A CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz – a maior do país - vai receber a Medalha de Ouro, galardão destinado a agraciar pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido por feitos excecionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, por notáveis atos de coragem ou de abnegação, ou pela concessão de benefícios de excecional relevância, cujo nome esteja ligado à vida ou à história do município.

Mas também personalidades, empresas e instituições - que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e prestígio do município - receberão das mãos do presidente José Calixto a devida homenagem, como é o caso de António José Medinas, anterior presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, que receberá a medalha de prata pelo mérito cívico.

Na área cultural, Ana Paula Amendoeira, atual Diretora Regional de Cultura do Alentejo, à Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, à Sociedade Filarmónica Corvalense, à Fábrica Alentejana de Lanifícios e a Joaquim Cardoso, que foi presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz e o Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz serão também agraciados.

O Esporão vai receber uma medalha de prata para premiar o seu mérito ambiental e, pelo mérito científico, vão ser distinguidos Maria Clara Capucho, médica otorrinolaringologista com especialidade em patologias nasais e auditivas, e Fernando Martelo, médico-cirurgião com especialidade cardiotorácica.

O Atlético Sport Clube, Luís Laureano - basquetebolista - e José Rondão - treinador de Trampolins - receberão a medalha de prata pela sua relevância desportiva e A Gota – União de Dadores Benévolos de Sangue de Corval, vai ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área social; a Plantivet e o Monte Sharish serão homenageados pelo mérito empreendedor.

Aos trabalhadores e colaboradores da autarquia - que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública – serão entregues 15 medalhas de ouro, 10 de prata e sete de bronze por Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz.

O Concelho de Reguengos de Monsaraz pertence ao Distrito de Évora e abrange uma área de 463,77 Km², sendo composto por 5 freguesias. Tem uma população de cerca de 11401 pessoas e a sua elevação a cidade foi aprovada na Assembleia da República a 9 de dezembro de 2004. 

Reguengos de Monsaraz é, durante o ano de 2015, Cidade Europeia do Vinho.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.