14 Setembro 2015      17:03

Está aqui

QUEIJO HOLANDÊS FEITO NO ALENTEJO

No Alentejo também já se produz queijo tipo Gouda biológico - típico da Holanda - produzido no Alentejo.

Jan e Elisabeth Anema são holandeses e estão quase há 30 anos em Portugal, no Alentejo onde vivem numa quinta perto de Lavre, distrito de Évora.

Em declarações à Lusa, Jan referiu a paixão pelo queijo que produz e pela região alentejana:"é a tradição holandesa, aliada aos sabores alentejanos".

O queijo é produzido com o leite das 15 vacas que tem na quinta e na confeção do qual usa um método antigo, herdado dos seus antepassados familiares.

Jan refere que, mesmo sendo produzido segundo o mesmo método, o leite biológico e não pasteurizado que usa aqui resulta num produto final diferente daquele que produzia na Holanda: "É dificil comparar o nosso queijo com o que fazíamos na Holanda, noutros tempos, mas as técnicas são iguais. O sabor é diferente, porque são outros pastos e outras terras" - assegurando que a sua preferência vai para o que produz atualmente no Alentejo: "sabe melhor" -confessa.

Em 2010, quando a empresa para onde escoava o leite que produzia abriu falência, decidiu retomar o seu "ofício antigo", e que durante 20 anos nunca havia concretizado apesar, da vontade, a produção deste queijo. Somente há dois anos ocnsegui a licença necessária para o produzir. 

Alterou o sistema de alimentação das vacas e passou quase exclusivamente para pastagem verde e fenos, utilizando todo o leite produzido para a produção do queijo.

Apesar de pretender aumentar a produção, esse aumento vai ser ligeiro, visto que pretende apenas passar de 15 para 25 vacas a produzir leite.

Os principais clientes de momento são uma unidade hoteleira de Évora, um restaurante e supermercado de Montemor-o-Novo e várias lojas gourmet de Lisboa e Algarve.

Outro dos sonhos passa pela produção de iogurte, que atualmente é feito apenas para consumo próprio, e que não deverá passar daí visto, uma vez que as dificuldades e controlo apertado à produção de iogurte, tendo em conta a maior volatilidade do iogurte.

Além da produção de queijo, este casal dedica-se igualmente a projetos sociais e educativos.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.