17 Julho 2015      14:09

Está aqui

QUATRO MULHERES DO NORTE APAIXONADAS PELO ALENTEJO

Fomos conhecer a aBOUT aLENTEJO, um projeto que tem como objetivo promover um conceito de Alentejo associado a uma noção de contemporaneidade e futuro com memória. Deste conceito fazem parte produtos diversificados e de qualidade de inúmeros criadores. 

Falámos com a Helena, a Joana, a Salomé e a Sofia, as fundadoras deste projeto, mulheres do norte que se apaixonaram pelo Alentejo. Fique a conhecer melhor este projeto em: https://www.facebook.com/aboutalentejo?fref=ts

 

Tribuna Alentejo: Que novo conceito nos traz a aBOUT aLENTEJO?

aBOUT aLENTEJO: A aBOUT aLENTEJO ® é uma plataforma criativa de contaminação cultural, um projecto, novo e independente de partilha e promoção do produto Alentejo, produzido no ou sobre o Alentejo, sob princípios de qualidade, identidade, inovação e diferenciação. Queremos incrementar a forma como se pensa o Alentejo, dentro e fora dele, sugerindo outra forma de olhar e pensar a região. E exteriorizar Alentejo para fora das fronteiras, regionais e nacionais, trazendo novos contributos para dentro delas.

 

Tribuna Alentejo: O que significa para vocês esta nova reinterpretação desta região? De que forma ela se concretiza?

aBOUT aLENTEJO: Significa “sair da caixa”, acrescentando novos sentidos e enquadramentos, à forma como se comunica o Alentejo. Quer pela comunicação alargada e qualitativa do que já existe, através de uma imagem inovadora e coerente, como pela introdução e promoção de novas dinâmicas.

 

Tribuna Alentejo: Por que decidiram criar este projeto? Falem-nos um pouco do processo, desde a ideia até à sua implementação.

aBOUT aLENTEJO: Desde há muito, não sendo naturais da região, somos entusiastas embaixatrizes informais do Alentejo. A ideia de criação deste projecto nasce da constatação de que o Alentejo é muito mais do que a ideia romântica que tínhamos do território e a que é normalmente associado e bem. Pretendemos avançar impelidas pela vontade de oferecer uma visão distinta e renovada do Alentejo, que abarca muito mais do que é veiculado pelos canais oficiais e tradicionais, muito mais para além das suas características históricas, demográficas e sociais. Reunindo, partilhando, fomentando sinergias e contribuindo para o desenvolvimento e divulgação da região.

 

Tribuna Alentejo: Que desafios têm encontrado pelo caminho?

aBOUT aLENTEJO: Criar uma plataforma neste sentido, em que se conjugam produtos e serviços, e, onde, mais do que um directório, se oferece uma selecção do que de melhor existe na região, exige um enorme trabalho de investigação, estudo e de procura, num território consideravelmente vasto. Lidamos com pessoas e vidas, com ritmos e escalas de produção e negócio muito distintas. Como tal, temos que estar em constante adaptação. Tanto mais, porque estamos a trabalhar disseminadas por três frentes. No Alentejo, onde estamos sediadas e incubadas no INCASTRO, novo Centro de Ideias e Negócios, em Castro Verde. No Porto. E em Genebra. Mas, como consequência de tudo isto, ganhamos um conjunto infindável de descobertas, firmamos relações e parcerias, e descobrimos e reconhecemos pessoas, sítios, histórias.

 

Tribuna Alentejo: A equipa é alentejana? Qual a vossa relação com o Alentejo?

aBOUT aLENTEJO: Somos 4 mulheres do Norte, amigas e colegas de curso e profissão. O nosso percurso começa no Porto, mas todas nós, de formas distintas, em percursos – turísticos ou académicos - muitas vezes partilhados, encontrámos no Alentejo uma realidade cultural com a qual nos vinculámos permanentemente. Tanto mais quando, em 2007, uma de nós vem residir e trabalhar para o Alentejo, mais precisamente para Castro Verde. Podemos afirmar que nos sentimos já, também, alentejanas de coração.

 

Tribuna Alentejo: Que tipo de produtos este conceito tem “reinventado” e quem são os criadores por trás da marca?

aBOUT aLENTEJO: No que respeita aos produtos - e embora a aBOUT inclua e preveja produções próprias - a reinvenção mais significativa acontece na forma como estes produtos e criadores, são reunidos e apresentados como dignos representantes de um conceito inovador e diferenciador de Alentejo. Em conjunto vão construir uma narrativa fiel, apelativa e surpreendente sobre o Alentejo, lido, saboreado e reinterpretado a várias vozes, em diversas coordenadas.

 

Tribuna Alentejo: Quem quiser adquirir os produtos da aBOUT aLENTEJO de que forma pode fazê-lo? Vendem online através da página do facebook, em lojas, feiras...

aBOUT aLENTEJO: O público poderá adquirir produtos, mas também usufruir de serviços associados à mesma temática, sob os mesmos princípios, desde a produção de eventos gastronómicos e culturais, à consultoria turística.

Os serviços associados aos eventos já estão em curso desde Abril e temos já outras prestações agendadas (nomeadamente fora do país), sendo que os contactos são estabelecidos através dos vários meios disponíveis (facebook, email, telefone...).

Os produtos poderão vir a ser adquiridos na plataforma online, actualmente em construção, e ainda pontualmente em espaços físicos a agendar.

 

Tribuna Alentejo: Quem são os principais clientes? Notam que há um público específico para estas peças?

aBOUT aLENTEJO: A plataforma visa o público português e estrangeiro, cada vez mais familiarizado com o mercado online, que procura produtos cuja especificidade os tornaria quase inacessíveis de outro modo. Um público interessado num produto de valor acrescentado, autêntico e com identidade. No produto Alentejo.

Os serviços têm vindo a ser procurados principalmente por entidades públicas e instituições, nacionais e internacionais, que procuram propostas diferenciadoras em relação à vasta oferta de mercado.

 

Tribuna Alentejo: O que esperam que aconteça com a aBOUT aLENTEJO dentro de 10 anos? Qual a vossa visão para o futuro?

aBOUT aLENTEJO: Esperamos um efeito de contaminação exponencial que leve o Alentejo a ser reconhecido, em toda a sua plenitude, pelo seu potencial de futuro, aqui e no Mundo. Imaginamos a aBOUT, afirmada no mercado, enquanto espaço de divulgação e promoção deste conceito de Alentejo, e, como janela de oportunidades, apostando na transformação do potencial do Alentejo. Nesse sentido, a nossa missão, não se esgotará.

 

Tribuna Alentejo: E o Alentejo? O que espera que aconteça nesta região?

aBOUT aLENTEJO: O Alentejo é um território diverso do ponto de vista paisagístico, cultural e urbano. Essa diversidade reflecte-se, de forma inequívoca, nas potencialidades que a região tem, sobretudo se pensarmos que por detrás de uma realidade física palpável, há um nome, uma mística, uma história e uma diversidade geográfica desconhecidas que são uma riqueza por potenciar. Por isso, olhamos para este Alentejo de costa e fronteira, de sequeiro e regadio, de natureza e de criatividade, de inovação e empreendedorismo, com esperança e confiança. Acreditando que todos nós poderemos ter um papel decisivo no desenvolvimento das comunidades e economias locais, e na inversão do despovoamento e envelhecimento da região. Por isso apostamos nesta terra que é já também um bocadinho nossa.