24 Julho 2020      10:28

Está aqui

Portalegre em risco máximo de incêndio e Alentejo sob aviso amarelo

O distrito de Portalegre encontra-se em risco máximo de incêndio, enquanto a restante região do Alentejo apresenta risco muito elevado a elevado de incêndio. Já o aviso amarelo devido à persistência do calor mantém-se durante o dia de hoje nos distritos de Portalegre, Évora, Beja.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este aviso irá vigorar até às 21h de domingo, dia 26 de julho. As temperaturas máximas vão chegar aos 38 graus em Évora, 37 graus em Beja e 35 em Portalegre.

Na quinta-feira, a Proteção Civil tinha alertado para o aumento do risco de incêndios esta sexta, dia 24 de julho, para níveis “máximo ou muito elevados”. Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que são esperadas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, nomeadamente nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo seco para esta hoje, sexta-feira, e sábado.

No entanto, é de notar que o número de incêndios ocorridos este ano e até 15 de julho situa-se no segundo mais baixo dos últimos dez anos, enquanto a área ardida regista o quinto valor mais reduzido, de acordo com o relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Relativamente à radiação ultravioleta, todos o território de Portugal continental apresenta, durante o dia de hoje, um risco muito elevado. É aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e ainda que se evite a exposição das crianças ao sol.