17 Dezembro 2015      17:15

Está aqui

PORCO ALENTEJANO É MELHOR QUE OS OUTROS

É um porco diferente o porco alentejano.

Não é só porque é alentejano mas porque come e vive de maneira diferente dos outros porcos, o branco ou o porco preto cruzado. Uma das grandes diferenças é a alimentação, que é baseada em cereais, proteaginosas e pastagens. São porcos que pastam, nos montes, onde comem exclusivamente bolotas e erva. Nas épocas em que não existe bolota a alimentação é baseada em cereais e/ou alimentos compostos controlados. A extensificação permite o aproveitamento das pastagens naturais, restolhos e o acabamento em montanheira, em que o animal depende praticamente dos recursos naturais. Por outro lado é um porco que faz exercício físico. É verdade. O animal tem de andar de um lado para o outro se quiser comer.

É de tal maneira importante que tem uma Feira, a Feira do Porco Alentejano, em Ourique. E a edição de 2016 já está marcada para os dias 18, 19 e 20 de Março de 2016.

Tratando-se de um evento referência nacional e internacional, a Feira do Porco Alentejano é também o culminar de uma estratégia de desenvolvimento do mundo rural, beneficiando positivamente o concelho de Ourique, que é a Capital do Porco Alentejano e toda a região do Baixo Alentejo.