“Por uma cultura de Não-Violência: Velhos e Novos Desafios” é o tema do seminário que irá decorrer em Odemira, no próximo dia 25 de novembro.
Violência doméstica, stalking, prós e contras das novas tecnologias de informação, a intervenção junto das famílias e a motivação para uma cultura de não-violência serão os temas em destaque.
Esta é uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira e pelo Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento.
O primeiro painel terá como tema “Duas estórias no masculino: violência doméstica e stalking”, com os testemunhos de António Manuel Ribeiro (vocalista da banda UHF) e João Paiva Santos (professor e investigador). O segundo painel terá como tema “Violência e Tecnologias: prós e contras”, com as intervenções de Tito de Morais (Fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net), que apresentará o tema “Ciberbullying” e da blogger Peperan (Plataforma Maria Capaz).
Para o início da tarde está previsto o tema “A Intervenção com as famílias: estratégias e limites”, com a participação da advogada Isabel Oliveira, que apresentará o tema “Mediação Familiar: a Pedagogia do Diálogo na Prevenção do Conflito”, e da assistente social Elsa Machado, que apresentará a comunicação “O Papel do CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental na Promoção de Competências Parentais: a experiência da Associação Chão dos Meninos”.
O último tema em reflexão será “Motivar para a Mudança”, apresentado por Catarina Rivero (psicóloga e terapeuta familiar).O encerramento contará com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela área da Ação Social, Deolinda Seno Luís.
Esta é uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira e pelo Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento integrado do Concelho de Odemira, com o apoio do Município de Odemira e financiamento pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros.
As inscrições para participação do seminário devem ser efetuadas até ao dia 23 de novembro, através dos contactos cpcj@cm-odemira.pt /gava@taipa-desenvolvimento.pt
Imagem de capa daqui.