14 Maio 2015      19:15

Está aqui

OCA EM ÉVORA

A Open Coffee Alentejo (OCA) é uma reunião informal que tem como objetivo estimular o espirito empreendedor dos Alentejanos e dos que cá vivem.

O encontro decorre hoje em Évora, no Páteo Wine Bar, a partir das 17h e tem como tema "Do Alentejo para o Mundo – Iniciativas empresariais para o mercado global".

Tal como os eventos do tipo StartUp Weekend o OCA é um dos tipos de evento importante para a criação de um eco-sistema dinâmico de ajuda à volta do empreendedor.

As primeiras 3 reuniões juntaram em média 50 pessoas que se podem separar em 3 grupos, 1) empreendedores com empresa montada, 2) investidores e 3) pessoas com ideias e capacidade mas que ainda não deram início a qualquer atividade empreendedora.

A ideia é criar um espaço informal onde os três tipos possam interagir de forma o mais natural possível e sem custos para os participantes.

No encontro de hoje, para além das intervenções dos inscritos, estão previstas as intervenções de António Costa da Silva do Alentejo 2020, João Mateus do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, Paula Paulino do Núcleo Empresarial da Região de Évora, Carlos Sezões da Alentejo de Excelência, Dominika Lucas, da Sciently, Hugo Cortes, do Monte da Glória, João Leitão, da AlentApp e Susana Pedro da Sociedade do Bem. A inicitaiva vai ser moderada por Luciano Lucas, dinamizador do Open Coffee Alentejo.

Eis o perfil de alguns dos participantes.

 

António Costa da Silva é licenciado em Economia e Pós-graduado em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na Perspetiva das Comunidades Europeias.

É, atualmente, Vogal executivo da Comissão Diretiva do Programa Operacional Alentejo 2020 e foi Vogal Executivo da Comissão Diretiva do INALENTEJO e Secretário Técnico da Unidade Fatores de Competitividade do Programa Operacional INALENTEJO. Foi também Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo (2003-2005). Para além disso foi Formador nas áreas da inovação e gestão de empresas e Consultor, com responsabilidades na área financeira, na realização de projetos de investimento, avaliação de programas e projetos candidatos a fundos comunitários e nacionais e estudos de caracterização socioeconómica.

 

Luciano Lucas é Product Manager & Head of Sales, na Andor Technology. Foi investigador em genética na Universidade da Carolina do Sul, na University of Glamorgan (Oncology/carcinogenesis · Biologia · Pontypridd), e PhD em Tumour angiogenesis - vascular targeting drugs Universidade de Nottingham. Para além disso é dinamizador do Open Coffee Alentejo e vai moderar a iniciativa.

 
 

João Mateus é licenciado em economia e mestre em Políticas de Gestão e Inovação do Instituto de Economia e Gestão. É Vice-Presidente Executivo no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e foi assessor da Secretária de Estado da Energia e Inovação, no Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

 

Paula Paulino é licenciada em Economia e Mestre em Empreendedorismo e Inovação. É Directora Executiva do Núcleo Empresarial da Região de Évora. Foi coordenadora técnica na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e coordenadora na área de apoio às empresas.

 

Carlos Sezões é licenciado em Gestão de Empresas, pós-graduado em Marketing, no Instituto Superior de Gestão, Executive MBA em Gestão e Mestre em Gestão dos Recursos Humanos. É presidente da Associação Alentejo de Excelência  e parceiro da Stanton Chase International, na área dos Recursos Humanos. Foi director na LearnView, consultor na Bi4All, consultor na Account Manager ExpressoEmprego.pt.

 

Dominika Trembecka-Lucas é investigadora, consultora, comunicadora e jornalista. Nasceu em Cracóvia (Polónia) e apaixonou-se por Portugal quando estava a fazer o seu doutoramento. Vive em Vila Nova de Santo André (Sines) e é fundadora, com o Luciano Lucas,  da Sciently, uma agência de comunicação que tem como principais objectivos a melhoria da Transferência de Conhecimento e Comunicação da Ciência. 

 

Susana Pedro é Fundadora da Sociedade do Bem, projeto educativo que tem como objetivo desenvolver a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo.
É Licenciada em História, Mestre em Turismo e Desenvolvimento e tem um curso de Doutoramento em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais, pela Universidade de Évora. Professora, Coordenadora Pedagógica e Formadora de várias áreas e níveis de ensino, colaborou com instituições como a Fundação Alentejo, a Associação para o Desenvolvimento Integrado Terras Dentro ou a Fundação Eugénio de Almeida.