26 Julho 2015      01:46

Está aqui

O QUE COMER NO VERÃO – DO MAR

Mesmo que estejamos acostumados a uma quantidade e variedade quase infinita de conservas de alta qualidade e a uma oferta de todo o tipo de peixe e marisco durante todo o ano, também os produtos do mar têm uma época própria – depende dos ciclos de reprodução e das temperaturas das águas.

O verão é um momento excelente para comer qualquer animal marinho que tenha bigodes ou antenas: camarão, lagostas, santolas, sapateiras etc. ou até mesmo lagostins (são de água doce); estão todos no seu ponto ótimo para consumo.

O camarão pode até comer-se cru em tártaro ou em carpaccio; ou então, numa salada de frutas exóticas ou a acompanhar pratos de pasta. O El País dá umas quantas ideias mais e o Chef Quique Dacosta recomenda um prato muito simples de um prato com camarão vermelho. Ferva 3 litros de água do mar filtrada, apague o lume e coloque 12 camarões cru. Três minutos depois, retire-os e coloque-os em outros três litros de água do mar, filtrada, e, desta vez, gelada. Assim consegue que o camarão coza ligeiramente, mas não fará com que a proteína coagule.

Para acompanhar qualquer tipo de marisco, pode fazer esta receita de manteiga com ervas e especiarias.

Nos peixes, a sardinha é a rainha da estação. Apesar da prática de preços por vezes proibitivos, este saborosíssimo peixe permite realizar um sem fim de pratos. Podem, como manda a tradição, assar-se, mas também as pode marinar com  tomate e azeitonascom um tártaro de tomate, tipo hamburguer ou como pasta com pinhões.

Também o atum vive agora o seu auge. Pode misturá-lo na salada russa, numa salada de tomate, com feijão-frade, grão ou, algo mais fora do comum, com cebola, passas e pinhões. Ou pode sempre arriscar o sushi.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.