20 Junho 2015      01:37

Está aqui

O MELHOR RESTAURANTE DE PORTUGAL 2015?

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Casa do Azeite lançaram o concurso “O Melhor Restaurante de Portugal 2015”.

Como meio de promoção da dieta mediterrânica (Património Mundial da UNESCO) as duas entidades citadas querem premiar quem mais e melhor divulga essa arte de viver e desafiam os restaurantes do país a concorrerem ao “Melhor Restaurante de Portugal” através da apresentação de receitas que tenham por base esta dieta tradicional. 

Para entrar em concurso é necessário o cumprimento de vários critérios, sendo que um deles é a obrigatoriedade de que os menus de incluam vinhos e azeites em pratos que cumpram os parâmetros da dieta mediterrânica.

O júri será composto por cinco membros: um jornalista de vinhos, um jornalista de gastronomia, um representante da CVRA, um representante da Casa do Azeite e um especialista em dieta mediterrânica/representante da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Os restaurantes a concurso serão divididos em três categorias: “cozinha de autor” - restauração moderna, com cozinha, atmosfera e serviço sofisticados, com produtos de qualidade máxima; a “cozinha gastronómica” – onde há espaço para a cozinha contemporânea e de autor, recorrendo a produtos de qualidade máxima; e a “cozinha tradicional” – espaços reconhecidos pela qualidade e autenticidade da gastronomia regional.

Os interessados devem inscrever-se até 6 de julho de 2015, através do email inscricoes@vinhosdoalentejo.pt.

Os seis finalistas do concurso receberão a visita do júri, sob a forma de anonimato, sem qualquer marcação ou aviso prévio, de forma a avaliar a qualidade do menu preparado, o serviço e a informação prestada aos clientes sobre os produtos dos parceiros/fornecedores envolvidos e os principais conceitos e vantagens da dieta mediterrânica.

O anúncio do vencedor será feito ao longo do mês de julho de 2015 e os prémios serão entregues em outubro, numa em cerimónia pública.

 

A dieta Mediterrânea baseia-se e surge de um estilo de vida dos povos desta região em redor do mar Mediterrânico e dos produtos e características influenciadas pelo mar.

É uma mescla de produtos da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, de celebrações e tradições e, claro, o exercício físico moderado.

A Dieta Mediterrânea caracteriza-se pelos alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos e com uma forte utilização do azeite como principal fonte de gordura. Inclui ainda o consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos e de pequenas quantidades de carnes vermelhas. Não pode faltar o vinho, consumido com moderação e habitualmente durante as refeições.

Segundo os dados ACNielsen, através da Revista de Vinhos, o Alentejo é a região líder no mercado nacional no que concerne aos vinhos – quer na quota de mercado em volume (44,7%) quer em valor (45,5%); o Alentejo tem uma área total de vinha de 20 670,68 hectares.

 

Imagem daqui