17 Abril 2015      13:33

Está aqui

Múltiplas visões sobre o 25 de abril

Esta noite, 17 de abril, e inserido num programa de Comemorações de mais um aniversário do 25 de abril, em Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, pelas 21h30 será exibido o documentário “Outro País”, de Sérgio Tréfaut que retrata acontecimentos da revolução dos cravos.

Este documentário, que em 1999 foi considerado o melhor documentário português, transmite-nos os múltiplos olhares sobre o 25 de abril de 1974.

Uma revolução com múltiplas visões, quiçá, a última revolução romântica do século, para outros, a ameaça comunista ou um verdadeiro laboratório de sonhos e política.

Alguns dos maiores fotógrafos, cineastas e jornalistas estrangeiros estiveram em Lisboa nessa altura para recolher imagens da revolução dos cravos: Sebastião Salgado, Robert Kramer e Domimique Alvarez, entre outros.

O brasileiro Sebastião Salgado, à RTP, referiu-se à Revolução como “Era uma época maravilhosa. Sobretudo para nós, brasileiros, que viviamos sob uma ditadura. Quando a gente chegou a Lisboa havia uma volta massiva de portugueses para Portugal. Todos os que tinham fugido do exército, os políticos que estavam refugiados, amigos voltando do mundo inteiro. Para mim, aquilo era a materialização de um sonho. As pessoas estavam livres, querendo viver, querendo saber de tudo que existia no mundo. Sentia-se uma liberdade imensa, na cabeça das pessoas e na linguagem. Creio que uma situação dessas, uma situação de felicidade nacional, foi a única vez que eu vivi.”

Às imagens recolhidas  por fotógrafos estrangeiros  em 1974/1975, Sérgio Tréfaut juntou a memória desses viajantes que não se limitaram a ver a revolução através de uma objetiva, presenciaram o 25 de abril à sombra dos seus próprios ideais políticos.

A entrada é gratuita.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.