Na semana passada falámos sobre dicas para poupar em casa. Hoje vamos falar (fundamentalmente) de dicas para poupar no supermercado…
Os supermercados são autênticas máquinas de marketing, com o objetivo de vender o máximo de produtos aos seus clientes. Mas atenção: isso não faz dos supermercados enganadores! Qualquer pessoa que venda produtos tem o objetivo de vender o máximo. E o objetivo dos supermercados é esse. Como consumidores devemos estar atentos para evitar que isso aconteça. Tem então aqui um conjunto de dicas e conselhos:
1. Antes de sair de casa faça a lista de compras.
2. Cumpra a lista de compras!
3. Promoções, cupões, talões… Aproveite se estiver na lista ou, não estando, se for algo que consuma. Porque se não for para consumir… já está a gastar!
4. Não olhe para o preço mas sim para o preço por unidade comum: uma embalagem que que custa 2 € e que traz 200 g é mais barata do que uma que custa 2,5 € e que traz 300 g. Mas o preço por quilo é diferente.
5. Bebe água engarrafada? Veja a diferença de preço entre as garrafas e os garrafões. São só 2 cêntimos de diferença por litro! Se gastar um garrafão de água de dois em dois dias a poupança é de apenas 3,65 € por ano… Mas multiplique isso por todos os produtos que consome!
6. Cuidado com os packs: por vezes é mais barato levar três unidades em separado do que num pack (sim, leve uma máquina para ter a certeza!):
7. Evite ir ao supermercado com fome
8. Se possível vá às compras sozinhos (menos mãos a colocar produtos no carrinho…)
9. De vez em quando leve as crianças ao supermercado, mais que não seja para saberem o significado da palavra “não” (contrassenso com a dica anterior? Talvez não…).
10. Veja quanto custa um quilo de salsa ou coentros… e passe a plantar em casa.
11. Esteja atento a promoções em produtos próximos de prazos de validade (claro, produtos de que necessite).
12. Confira o talão no final das compras.
Porque é que estas dicas são tão importantes? Em primeiro lugar porque o que gastamos num supermercado é uma parte substancial do nosso orçamento mensal; em segundo lugar porque os supermercados conhecem tão bem o cliente que o querem influenciar. E, repito, devemos resistir|
Ah, é verdade, ainda falta uma dica:
13. Opte por marcas brancas. Opte por marcas brancas. Opte por marcas brancas. Opte por marcas brancas. Opte por marcas brancas.
Isso cinco vezes! Não tem nada a ver com sorte. É que 5 em 13 é cerca de 40%. Aquilo que, no meu livro, foi identificado como possível percentagem de poupança num determinado cabaz. E, curiosamente, também a quota de mercado aproximada dos produtos de marca branca.
Post Scriptum: casa a semana passada; supermercado esta semana. Poderia continuar: seguros, banco, restaurantes, combustível, comunicações, prendas, roupa… Ainda pode poupar nisso tudo!