7 Maio 2015      11:28

Está aqui

GANHAMOS APENAS 79% DA MÉDIA EUROPEIA

Porque SÁBADO é Dia da Europa

Os portugueses ganham apenas 79% da média da União Europeia, situação que se manterá pelo menos até 2016. Quanto à economia, esta cresce 1,6% e o desemprego ficará na casa dos 13%. Quanto ao défice, Bruxelas prevê 3,1% e teme que as despesas do estado aumentem porque estamos em ano de eleições. Antecipa-se também que a retoma, que é real, pouco se irá sentir no poder de compra das famílias.

A riqueza por habitante medida em percentagem do rendimento médio europeu e corrigida para refletir o poder de compra de cada país continuará, no caso de Portugal, a ser a 11.ª pior da Europa e a sexta mais baixa da zona euro.

No ano que vem, a proporção mantém-se em 79% e o 11.º lugar também. Desde 2011, inclusive, que assim é. Apesar da retoma estimada pare este ano e o próximo, Portugal não dá o salto face à média dos seus parceiros. O país mais pobre da Europa, com menor poder de compra relativo, continua a ser a Bulgária (45% do rendimento europeu); na zona euro, a situação mais desfavorável é a da Letónia (66%). Na área da moeda única, Portugal é o sexto pior da lista de 19 membros. O Luxemburgo, onde cada habitante ganha o equivalente a 255% (mais do triplo) da média europeia, é há muitos anos e sem exceção o mais desafogado.

Estes são dados das previsões da primavera da Comissão Europeia divulgados ontem.

A imagem é daqui.