24 Outubro 2015      11:29

Está aqui

FUNDAÇÕES PORTUGUESAS E ESPANHOLAS JUNTAS EM ÉVORA

O VIII Encontro Luso-Espanhol de Fundações terá lugar em Évora, a 28 e 29 de outubro, no Fórum Eugénio de Almeida, e terá como tema de fundo: “Ideias para inspirar as Fundações”.

Este encontro é promovido pela Fundação Eugénio de Almeida e visa reunir responsáveis e quadros pela gestão das Fundações portuguesas e espanholas e opinion makers de modo a que haja espaço a uma efetiva discussão de ideias com reflexos nas ações das fundações e sempre com o uma perspetiva integradora dos espaços ibero-americano, europeu e ibérico.

Neste Encontro participarão diversa entidades de vários setores da sociedade portuguesa e espanhola e dos quais se destacam Alejandro Hernández Renner, vogal da Junta Directiva da Asociación Española de Fundaciones, Luis Braga da Cruz, Presidente do Centro Português de Fundações, Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, Roberto Pereira Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Eduardo Pereira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

Com diversas sessões temáticas, o tema de abertura será “Ideias para o espaço Ibérico” e contará com intervenções de José Miguel Sardica, Historiador e Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Antonio Sáez Delgado, Escritor e Professor Auxiliar no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora. Logo após, seguir-se-à um debate sobre o tema moderado por José María Da Silva, jornalista responsável pelo programa Lusitania Express, do Canal Extremadura.

À tarde, a o debate cresce em área e terá por base “Ideias para o espaço Europeu”, sendo desta feita a mesa de oradores composta por Rui Ramos, Professor e Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor convidado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Silvério Cunha, Diretor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e Mónica Ferro, Deputada da Assembleia da República e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. A moderação do debate consequente estará a cargo de Jacinto Godinho, Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Jornalista na RTP.

No dia 29  volta a reflexão sobre as “Ideias para o espaço ibero-americano” e contará com as intervenções de Antonio Sáez de Miera, Professor de Política Social da Universidad Complutense e membro do Conselho Consultivo dos Encuentros Iberoamericanos de La Sociedad Civil e Hugo Barreto, Secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, ao qual se segue o debate moderado por Pedro Castello Branco, coordenador do Projeto Entreajuda.

Paralelamente ao Encontro, acontecerão outra atividade como visitas guiadas ao Paço de São Miguel e ao Fórum Eugénio de Almeida e a Reunião do Consejo Autonómico de Fundaciones de Extremadura.