1 Outubro 2015      15:53

Está aqui

FRAGMENTO DE COMETA PENETRA ATMOSFERA SOBRE BEJA

O fenómeno ocorreu na madrugada de 4ª feira, cerca das 4h50m, e foi assinalado pelo Complexo Astronómico de La Hita em Toledo (Espanha).

O comunicado deste organismo refere que o fragmento do cometa penetrou a atmosfera terrestre na vertical, sobre Santo Aleixo da Restauração, no distrito de Beja.

O fragmento composto por gelo e rocha, sobrevoou de seguida Ensinasola já em "céu" espanhol, para se desintegrar numa "grande bola de fogo" a 35 quilómetros de altitude sobre a localidade de Frenegal de la Sierra.

A velocidade estimada da entrada do fragmento na atmosfera a cerca de 95 quilómetros de altitude foi de 100 mil quilómetros/hora.

O professor José Maria Madiedo da Universidade de Huelva, numa primeira análise, referiu que foi visível, "uma bola de fogo tão brilhante como se fosse lua cheia", referindo que "o rasto de fogo ficou patente na trajectória que seguiu desde Santo Aleixo da Restauração até à completa desintegração do fragmento".

Continuando disse ainda, "não é habitual que os fragmentos com origem em cometas penetrem tanto na atmosfera", referindo que costumam desintegrar-se entre os 70 e 80 quilómetros.

O fenómeno está a ser investigado, esperando os investigadores ter dados suficientes para identificar qual o cometa que libertou este fragmento.

Imagem daqui.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.