23 Maio 2015      13:04

Está aqui

Festival de Teatro de Amadores de Évora

O FESTAE - Festival de Teatro de Amadores de Évora celebra este ano a sua 50ª edição. É considerado o festival de teatro amador mais antigo do país e começou ontem, em Évora, com 14 grupos de teatro.

Em nove dias de FESTAE, estão previstas 16 apresentações por 14 grupos e companhias de teatro.

O Festival, que decorre essencialmente no centro histórico de Évora mas também em Beja e Portalegre, terminará somente no dia 30 e é uma organização daa Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d'Aguiar e pela Lua Aos Quadradinhos - Associação Cultural e numa parceria com a companhia Lêndias d'Encantar e com o Cineclube da Universidade de Évora.

O Festival foi criado, em 1965, pelo Grupo Cénico da SOIR Joaquim António d'Aguiar e "Desde aí, conseguimos trazer a Évora grupos de teatro amadores de fora da região e, com o tempo, até grupos amadores e profissionais de fora do país", assinalou Duarte Guerreiro, presidente da SOIR Joaquim António d'Aguiar, à Lusa.

Acrescentou ainda que desde a primeira hora conseguiram trazer ao festival “grupos de teatro amadores de fora da região e, com o tempo, até grupos amadores e profissionais de fora do país".

O Grupo Cénico da SOIR Joaquim António d'Aguiar irá trazer novamente ao palco "a peça que forçou à criação do festival", "O Grito na Charneca", da autoria do dramaturgo Manuel Américo Peres.

É uma iniciativa financiada por fundos comunitários e com o apoio de diversas entidades da região.

Mais informação aqui.

 

Imagem daqui