20 Julho 2015      10:47

Está aqui

FESTA QUANDO O POVO QUER

As Festas do Povo de Campo Maior (22 a 30 de Agosto) têm a particularidade de só acontecerem quando o povo decide que elas devem acontecer já que é o povo que se mobiliza, havendo vontade, e decora de uma forma extraordinária, com flores de papel, cada uma das suas ruas, particularmente as que compõem o centro histórico da vila.

E têm tido tanto sucesso que o seu prestígio alcança já públicos além fronteira.

A preparação da festa é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, desde o mote das decorações, as cores das flores, os padrões, enfim, todos os detalhes. E o segredo da decoração vai tão longe que inclui amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”, isto é, da montagem e decoração da rua. E o trabalho é de tal maneira exigente que começa sempre em janeiro, ou seja, meio anos antes do evento.

Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. As últimas Festas do Povo decorreram em 2011 e tiveram um número de visitantes que superou qualquer expectativa, cerca de um milhão. Foram então decoradas 104 ruas com flores de papel, o equivalente a uma distância de aproximadamente 20 km. No total, foram utilizadas perto de 30 toneladas materiais e o trabalho voluntário de cerca de 7500 pessoas, números que explicam porque estas festas só acontecem quando o povo quer. Porque é ele que faz a festa.

Tudo o que precisa saber sobre as Festas do Povo de Campo Maior está aqui.