13 Novembro 2015      16:48

Está aqui

EQUILIBRIUM É MADE IN ALENTEJO

Chama-se Rita Barroso, espelha energia e positividade e é a Diretora do Equilibrium, um Centro Terapêutico inaugurado recentemente em Évora, que tem como missão inspirar um estilo de vida saudável e a prática desportiva, um sonho que concretizou. Fomos conhecê-la, com o objetivo de saber um pouco mais sobre este projeto.

Tribuna Alentejo: Como surgiu a ideia de criar um centro de bem-estar?

Rita Barroso: A ideia surgiu da necessidade que eu própria, como atleta, senti. Ter um espaço, onde pudesse ter todo o aconselhamento e acompanhamento necessário para o inicio da minha prática desportiva.

 

Tribuna Alentejo: Desde o momento em que sentiste a vontade de passar da teoria à prática, que obstáculos encontraste até ao dia da inauguração do Equilibrium?

Rita Barroso: O primeiro e grande obstáculo prendeu-se com o espaço. Queria um espaço térreo, de fácil acesso e sobretudo com estacionamento.

Tribuna Alentejo: De que forma pode o Equilibrium ser uma mais-valia para uma pessoa que queira iniciar-se numa prática desportiva, por exemplo? E para um desportista?

Rita Barroso: A resposta que o Equilibrium pretende dar aos iniciantes da pratica desportiva, independentemente de qual seja a modalidade, é uma resposta prática ao nível nutricional. Somos os únicos em Évora a ter a consulta de Nutricoaching, que é muito mais que um acompanhamento nutricional, é um coach aliado à consulta de nutrição e que otimiza os resultados.

E temos também o aconselhamento médico, uma vez, é no inicio que temos de ter consciência do que o nosso corpo pode ou não fazer. E onde também são dadas dicas sobre a prática desportiva que queira praticar. Para um desportista temos todo o acompanhamento médico e nutricional. São definidos planos específicos para cada atleta consoante as suas necessidades e objetivos.

Ao nível da performance temos as massagens desportivas e fisioterapia. Osteopatia e acupuntura para acompanhamentos mais específicos, bem como a Psicologia.

Tribuna Alentejo: Para além de atelatas e dos que pretendem vir a ser, quem mais poderá recorrer aos serviços do Equilibrium?

Rita Barroso: Todos os que tenham interesse em ter um estilo de vida saudável, saúde e bem -estar. O Equilibrium está aberto a toda a população que pretende usufruir de uma massagem de recuperação ou terapêutica, quem pretenda fazer fisioterapia com um dos melhores profissionais eborenses, quem pretenda fazer acupuntura de dor ou estética, que queria fazer uma avaliação osteopática, quem pretenda fazer uma alimentação saudável ou par quem precise de apoio psicológico, quer seja adulto, criança ou adolescente.

O Equilibrium tem uma equipa multidisciplinar que se complementa entre si. Nomeadamente: Rita Barroso – diretora técnica e massagista, Filipe Patrício – Fisioterapeuta, acompanha grandes nomes do desporto eborense., Dr. Nuno Piteira – Médico interno de Medicina Geral e Familiar, com interesses na área desportiva; fundador, treinador e atleta de triatlo Ironman no clube Kainágua, Dra Raquel Cruz – Nutricionista , Nutricoach, Nutricionista desportiva, Dra Cristina Matos - Pós Graduada em Medicina Chinesa e Fitoterapia, Instrutora de Yoga e meditação, Ruben Valente – Osteopata especialista em posturologia , formado em Reflexologia e Cinesiologia, Joana Fialho – Psicologa Clínica, Cronista, colaboradora do projeto Sociedade do Bem e Margarida Rosa – Massagista assistente.

Tribuna Alentejo: A tua experiência pessoal ou profissional anterior foi relevante para conseguires erguer o Equilibrium? Por quê um projeto nesta área e não noutra?

Rita Barroso: Sem dúvida. Trabalhei durante 3 anos num centro de correção postural no qual aprendi imenso sobre o cuidado que devemos ter com o nosso corpo e a importância que isso tem para o nosso bem-estar físico e psicológico. Foi também a minha paixão pela corrida me fez despertar para a necessidade de ter um local em Évora que dê resposta e orientação a quem quer iniciar um desporto.

 

Tribuna Alentejo: Que conselho darias a outras jovens mulheres dinâmicas que gostariam de ser empreendedoras no Alentejo?

Rita Barroso: Acreditem e lutem. Quando nós acreditamos naquilo que queremos fazer é meio caminho andado para conquistar o sucesso. Estou convicta que seremos o Centro de excelência não só no Alentejo como também uma referência a nível nacional.

Tribuna Alentejo: Queres deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

Rita Barroso: Quero, quer apelar a todos os que querem iniciar, ou já praticam uma atividade física, que façam um bom acompanhamento, independente dos objetivos de cada um é necessário reduzir os risco de lesão e otimizar os resultados e a performance. Por isso, visitem o Equilibrium Centro Terapêutico. Temos solução para todos vocês.

Para saber mais clique aqui.