4 Agosto 2015      13:21

Está aqui

ECONOMIA EXPLICADA AO MEU FILHO

Este é o nome que dá título a um livro diferente - mais uma obra do economista Paulo Ferreira. Docente na Escola Superior Agrária de Elvas (do Instituto Politécnico de Portalegre) e no Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria, o também investigador do CEFAGE-UÉ é autor de vários livros publicados nas áreas da sua formação profissional.

“ECONOMIA EXPLICADA AO MEU FILHO“ é o título do seu livro mais recente, no entanto, o que Paulo Ferreira ensina ao seu filho, e a toda a Sociedade, é muito mais que Economia: Paulo decidiu que devia doar a totalidade das receitas de direitos de autor da obra a um projeto social.

O escritor alentejano deu assim uma lição de solidariedade e gratidão que vai muito mais além das simples e úteis explicações sobre Economia do seu livro. Se a Economia deve ser explicada às crianças, também estes valores merecem ser transmitidos.

A escolha da instituição a ajudar foi tudo menos complicada: a Equipa Local de Intervenção n.º1 de Évora/Cercidiana, a funcionar no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. O motivo é simples: a filha do autor está a ser acompanhada pelos técnicos da referida equipa, através de terapia da fala.

A Cercidiana é uma Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Inserção de Cidadãos Inadaptados com sede em Évora. Fundada em 1977, a sua área Geográfica de Intervenção abrange (além de Évora) Portel, Viana do Alentejo e Arraiolos.

Têm vários projetos e valências atuando na área sócio-Educativa e Educação Ambiental e destacando-se na Formação e Emprego – de modo a promover o desenvolvimento das competências dos nossos formandos, através de um processo formativo individualizado, com vista à integração no mercado trabalho e na Intervenção Precoce - um setor de apoio integrado, dirigido a crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.

Têm uma Unidade Residencial - uma estrutura para acolhimento de pessoas com deficiência e incapacidade, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar - e um Centro de Actividades Ocupacionais – que tem como principal objetivo criar condições que permitam o desenvolvimento das pessoas com dificuldades intelectuais ou desenvolvimentais aos níveis emocional, cognitivo e social;  

Voltando ao livro, Paulo Ferreira - cronista do Tribuna ALentejo - revelou que este é um livro diferente, essencialmente pela “forma como o livro foi escrito, em torno de diálogos entre um pai e um filho, tendo sempre em mente que a personagem mais nova é o meu filho mais velho.”.  

Como cidadão e como pai, o Paulo procura acompanhar e intervir na Sociedade e no Mundo que o rodeia: “Vou estando atento ao mundo que nos rodeia e vou, dentro das minhas possibilidades, participando em algumas iniciativas de responsabilidade social.”

A Editora Rei dos Livros também se associou a esta iniciativa, e, além das receitas provenientes dos direitos de autor, a Editora fará uma doação da parte das suas receitas, doando 5€ à instituição por cada exemplar vendido.

O livro pode ser comprado nas tradicionais livrarias mas também no site da Editora, onde pode fazer a compra sem pagar portes de envio.

Se quiser um exemplar autografado ou simplesmente fazer alguma pergunta ao Paulo, pode fazê-lo pelo e-mail paulo.pjsf@gmail.com,