28 Setembro 2015      12:10

Está aqui

DRONES PARA O ALENTEJO

A alta tecnologia aeronáutica portuguesa continua a avançar, e a apostar no Alentejo. Desta feita, e com investimento de 5 milhões de euros, será criado um centro de desenvolvimento, produção e testes de drones (aviões não-tripulados) em Ponte de Sor.

Os produtos serão desenvolvidos e testados nesta localidade do norte alentejano e prevê-se a criação de 60 postos de trabalho altamente qualificados num prazo de um ano.

A  área industrial da empresa já está edificada no Aeródromo de Ponte de Sor, com uma área de 3000 metros quadrados, e a produção - a iniciar em 2016 - destina-se quase exclusivamente para exportação.

A Tekever, empresa promotora do investimento, pretende fabricar aviões não tripulados de grandes dimensões, os conhecidos "drones", bem como desenvolver o software que permita controlá-los.

O primeiro modelo a ser produzido é o AR5, um drone de grande envergadura (4,8 metros) e 150 kg. Este drone foi desenvolvido para operações de busca e salvamento, vigilância e patrulha marítimas.

Este modelo terá um custo estimado entre os 500 mil euros e 1 milhão de euros.

 

Foto do modelo AR5, daqui.