23 Março 2015      10:07

Está aqui

Dia Mundial da Árvore ou Floresta no Alentejo

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Cerca de 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

 

Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

 

Comemorações deste dia, no Alentejo, em 2015

Em Avis, decorrerá um Passeio Botânico Sensorial. Os participantes poderão assim através dos cinco sentidos perceber os preceitos da identificação, explicação e compreensão de algumas das espécies arbóreas e arbustivas que povoam os espaços verdes de Avis, nomeadamente o pequeno jardim frente aos Paços do Município, a Rua do Cemitério Velho, o Jardim Público Municipal, o Jardim localizado na Rua General Humberto Delgado e o Parque Infantil de Avis.

Será ainda lançado um desafio pedagógico aos participantes tendo em conta as implicações ambientais decorrentes do declínio florestal, tais como os incêndios, o abate de árvores e a obtenção de madeira e também os benefícios, diretos e indiretos, da preservação e conservação da floresta, designadamente a recreação e turismo, as fontes de plantas medicinais e as áreas de pesquisa e educação.

A concentração está agendada para as 10:00 e a organização é da Câmara Municipal de Avis com o apoio da Freguesia de Avis.

Também em Avis, mas na freguesia de Figueira de Barros, ocorrerá a 21 de março, uma “manhã amiga do ambiente”, dinamizada pelo Centro Cultural de Figueira e Barros e pelo Grupo de Amigos dos Reformados e Idosos de Figueira e Barros uma ação que conta com o apoio do Município de Avis e da Freguesia de Figueira e Barros.

Neste encontro todos os participantes serão voluntários, contribuindo com uma árvore ou uma flor. Está prevista ainda a plantação simbólica de um conjunto de novas árvores noespaço público da Freguesia, numa iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial da Árvore. O plantio comemorativo deste Dia – laranjeiras (Citrus sinensis), limoeiros (Citrus limon), figueiras (Ficus carica), ameixeiras (Prunus domestica), cerejeiras (Eugenia involucrata) e pessegueiros (Prunus persica), assente na reflorestação da Fonte das Pedrinhas, do Largo da Igreja e também de alguns dos Jardins da localidade, vai ter início, pelas 09h00, depois da concentração dos participantes, junto ao edifício da Junta de Freguesia. Pás, ancinhos, baldes e luvas, são algumas das ferramentas cedidas pela Junta de Freguesia para esta ação de campanha pela Natureza.

passeio_botanico.jpg

 

Em Évora, a Erasmus Students Network irá plantar cerca de quinze árvores. Cada uma representa países cujos cidadãoes se encontram a estudar em Évora, em Erasmus. A concentração para a plantação das mesmas está marcada para as 13:30 no Espaço Jovem.

_8920971918117545219_n.jpg

 

Em Nisa durante a manhã, entre as 9:30h e as 12:30h, alunos do ensino pré-escolar primário e das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Nisa participarão em diversas iniciativas de sensibilização para a preservação da natureza e para a promoção e valorização da árvore e da floresta.

As atividades com as crianças têm a participação da empresa VALNOR, da Associação de Apicultores do Distrito de Portalegre - APILEGRE, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF, dos Bombeiros Voluntários de Nisa, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR - SEPNA e da equipa de Sapadores Florestais Municipais.

Os alunos participantes nas atividades comemorativas receberão uma árvore para plantar oferecida pela Câmara Municipal.

 

Em Viana do Alentejo, 360 alunos do pré-escolar participam, já desde o dia 16 de março, na Semana do Dia Mundial da Árvore e da Água 2015, que decorre no âmbito da Oficina do Ambiente.

De salientar que a Oficina do Ambiente é um projeto educativo que visa divulgar e valorizar o património natural do concelho envolvendo a comunidade escolar. Tem atividades variadas que englobam a fauna e flora. Parte destas consiste em assinalar efemérides, tais como a Semana da Floresta Autóctone, Semana do Dia Mundial da Árvore e da Água e Dia Mundial da Criança e do Ambiente.

Ao longo desta semana os alunos tem participado na oficina "Ser Arquiteto Paisagista" que consiste na realização de um peddy papper botânico com circuitos pedestres nos aglomerados do concelho.

Para o próximo dia 23, está ainda prevista uma "Oficina de Construção de Comedouros para Aves" e a sua colocação no recinto da Oficina do Ambiente, na antiga lixeira de Viana do Alentejo.

A iniciativa, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo, e conta entre outros, com o patrocínio da M.C. Trapilho, e com as parcerias locais da Associação Terras Dentro, Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Banco Local de Voluntariado, Fraternidade de Nuno Álvares – Associação dos Antigos Filiados no Corpo Nacional de Escutas de Alcáçovas, Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, Escola Segura da GNR – Secção de Forças Especiais e com a participação dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

 

Em Grândola foi ontem apresentado na Biblioteca Municipal de Grândola, o livro temático “ As Árvores de Grândola”. Este livro tem o intuito de sensibilizar e assinalar as Comemorações do Dia Mundial da Árvore. Este pequeno Guia permite encontrar e descobrir, a partir da observação nas ruas de Grândola de um grande número de árvores de diferentes espécies tamanhos, formas e cores, as suas características assim como o seu valor e a sua utilidade.

No total, a publicação do município, reúne informação de 27 espécies de árvores existentes no concelho.

arvoresCapa.jpg

1Fonte: http://www.calendarr.com/

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.