16 Dezembro 2015      10:52

Está aqui

CUBOS DE GELO

UM OLHAR SOBRE A CIÊNCIA

Coloca umas pedras de gelo num copo e enche-o com a tua bebida preferida até perfazer a capacidade máxima do copo. Uma pergunta interessante a fazer é o que acontecerá a todo o conteúdo do copo após o gelo derreter: Transbordará a bebida do copo, ou simplesmente o sistema COPO+BEBIDA ficará inalterado?

A maioria das pessoas dirá que a conteúdo (líquido) sairá do copo, mas estão profundamente erradas! Vejamos a explicação desta situação, cuja resposta reside na densidade da água.

Em física há uma propriedade, entre muitas outras, que caracteriza os corpos – a densidade. A densidade é uma relação entre a massa de um corpo (quantidade de matéria que constitui um corpo) e o volume ocupado por esse corpo.

Todos nós sabemos que o gelo é água, no entanto, muitos de nós, desconhecemos a sua organização e constituição microscópica! A água, no estado líquido, é constituída por biliões (vários!) de moléculas (constituídas por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio) cuja proximidade entre si são muito próximas, com “pouco” espaço vazio entre elas e com uma distribuição espacial desorganizada. Quando ocorre a solidificação, passagem de uma substância do estado líquido ao sólido, as moléculas de água adoptam uma organização espacial hexagonal, ganhando “espaço” entre elas. É essa organização das moléculas de água no estado sólido que faz com que o volume da água do gelo aumente, diminuindo desta forma a densidade do gelo relativamente à da água. (A massa de água permanece constante).

A diminuição de densidade do gelo relativamente à água explica a flutuabilidade do gelo na água. Deste modo, quando o conjunto gelo + BEBIDA passar a água líquida + BEBIDA, não transbordará uma única gota de líquido do copo! A massa de água resultante do gelo irá ocupar o volume anteriormente ocupado pelo gelo, pois a água no estado líquido ocupa menos “espaço” do que no estado de gelo.

O sistema copo + bebida permanecerá inalterado. Esta explicação serve também para explicar a razão pela qual os barmans colocarem tanto gelo nos copos! Pagamos água pelo preço das bebidas!

Imagem daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.