29 Maio 2015      10:47

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COMO SOBRESSAIR ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

Bonnie Marcus, executiva, oradora, escritora e empresária premiada, mentora da plataforma Women's Success Coaching, escreveu em artigo do Business Insider, que a lição mais dura que teve na sua carreira foi sobre as “políticas e dinâmicas de escritório”. Entrou para uma empresa com confiança no seu talento e acreditava que a sua educação e escolaridade a tinham preparado para fazer um bom trabalho, algo que Bonnie acredita ter feito. No entanto, no local de trabalho atual, rapidamente percebeu que só isso não chegava; um bom desempenho é só parte da equação de sucesso. Há muito mais além disso.

De modo a chegar mais longe e manter-se no pelotão da frente, é essencial que se aprenda a lidar com as dinâmicas do local de trabalho e isso tem tudo a ver com o gerir das políticas e dinâmicas internas de funcionamento. Ficam 7 lições para aprender e aplicar, preferencialmente antes dos 30 anos, de modo a ter sucesso na dinâmica do seu local de trabalho:

 

1. É necessário mais que talento e esforço para chegar à frente.

Esta é a lição mais importante de todas. É suposto que você faça um bom trabalho, ou até excecional. Posto isto, você precisa marcar a diferença, em relação aos outros, no seu local de trabalho, e fazer ver que você contribui para o sucesso do negócio. Se só se preocupar com o fazer o seu trabalho, manter-se-á invisível, será ultrapassado nas promoções e outros vão-se aproveitar dos seus créditos.

 

2. É importante que os outros o vejam como alguém de confiança, consistente e com capacidade

Descubra aquilo em que é bom e como isso pode contribuir para a melhoria do negócio. Procure oportunidades para ajudar os outros com base no seu valor. Como quer que os outros o vejam? Assegure-se que o seu comportamento e atitudes tenham correspondente no modo como quer que os outros o vejam. Isso inclui saber gerir os seus perfis on-line.

 

3. Perceba as dinâmicas de funcionamento do seu local de trabalho 

É condição “sine qua non” para o sucesso. Quais são as regras implícitas do seu local de trabalho? Que tipo de comportamentos são recompensados? Que tipo de comunicação é mais eficaz? Quem tem o poder e a influência? Identifique potenciais aliados e líderes que têm o poder e a influência.

 

4. Construa a sua rede de relações internas

Quem é que você conhece e quem é que você precisa conhecer para o ajudar a evitar os perigos e a avançar na sua carreira? Existem três categorias de redes de relações no local de trabalho: primeiro, a operacional – consiste nas pessoas com quem trabalha todos os dias; segundo, os contactos desenvolvidos – são as pessoas que podem ser suas mentoras e promotoras, muitas vezes são quem toma as decisões ou faz as opiniões; terceiro, é uma rede estratégica que inclui pessoas que o podem ligar a quem decide, a quem influencia e às pessoas que o podem ajudar a fazer o seu trabalho melhor. Precisa de uma rede de cada tipo na sua empresa/local de trabalho.

 

5. Construa e cuide das suas relações externas

Partamos do princípio que não trabalhará na mesma empresa toda a sua vida. Cada pessoa troca de trabalho ou empresa, em média, de três em três anos. Logo, é essencial que mantenha contacto com antigos colegas, colegas de curso/turma e amigos.

Mantenha-se atento e responda aos pedidos de ajuda e de amizade nas suas redes sociais. Quando precisar desses contactos em seu proveito, essa rede vai agir em função do seu comportamento e ajudá-lo. Junte-se também a redes de empresas que estejam relacionadas com a sua formação ou área de trabalho.

 

6. Aprenda a comunicar eficazmente com os outros

Você pode preferir e-mails, mensagens ou chamadas, mas o importante é identificar que tipo de comunicação é que os outros preferem, especialmente se está a tentar criar relações ou estabelecer laços. Pregunte diretamente que tipo de comunicação preferem e com que frequência desejam comunicar consigo.

Pode também observar as pessoas em reuniões. O que atraí as suas atenções? O que os aborrece? Prepare estas informações para quando reunir com os seus superiores. Descubra o que é importante para eles e mostre que você é alguém que pode acrescentar valor.

 

7. Estabeleça boas relações de trabalho inter-geracionais

A classe trabalhadora dos dias de hoje pode juntar entre 3 a 4 gerações diferentes. Este fato torna imperativo que se saiba relacionar com mais novos, mais velhos e pessoas da sua idade, e quiçá, com pessoas com idade para serem seus pais ou avós! Você pode ser o mais novo, mas pode, em simultâneo, ser o mais brilhante; contudo, de modo a ter sucesso, deve respeitar a história e a experiência dos outros. Deve ser paciente e aberto à aprendizagem com os outros. O que é que pode aprender com os outros e o que é que pode ensinar-lhes de modo a melhorarem devem ser questões a encarar.

Você pode até ser uma estrela com enorme potencial, mas se ninguém souber o trabalho que você faz, isso não lhe trará nenhuma evolução. Destacar-se pelas razões erradas também não o ajudará. Deve perceber como fazê-lo compreendendo as culturas e políticas da empresa, e nunca desviar a sua atenção das dinâmicas de trabalho, e elas mudam constantemente.

 

 

Este trabalho teve o apoio da agência:

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