19 Novembro 2015      11:18

Está aqui

CHOCALHOS A UM PASSO DA CLASSIFICAÇÃO PELA UNESCO

A menos de dez dias da votação na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que vai decorrer na Namíbia, a candidatura da arte chocalheira recebeu luz verde da comissão internacional de especialistas da UNESCO.

Os promotores da candidatura da arte chocalheira a património da humanidade receberam com entusiasmo a notícia que dá como exemplar o processo, de acordo com as declarações de António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Para além da entidade do turismo, estão envolvidas na candidatura a vila de Alcáçovas e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo (Évora).

A vila de Alcáçovas (Viana do Alentejo), capital do chocalho, merece o epíteto pelo facto de ter sido nela que se deu o florescimento da arte a partir do século XVIII, e que merece protecção e salvaguarda por estar a cair em desuso, correndo o risco de se perder definitivamente com os últimos mestres e fabricantes no ofício. Para este desuso muito contribuiram o fim da transumância do gado e a introdução e proliferação de cercas na pastorícia. 

Imagem de capa daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.