25 Outubro 2015      11:27

Está aqui

CEMITÉRIO ROMANO DESCOBERTO NO IP2

Decorriam os trabalhos de mobilização de terras e inertes para as obras no IP2 quando essas movimentações colocaram a descoberto um antigo cemitério romano, próximo da aldeia de Santa Clara do Louredo (Beja).

Um conjunto arqueológico de 10 sepulturas romanas, que datarão de entre o séc. I e II d.C., voltaram a ver a luz do dia.

Localizadas em terrenos particulares, duas das sepulturas acabaram por ficar com as ossadas visíveis e foi possível identificar o crânio de uma criança, tendo os vestígios sido expostos e protegidos - até terem escavações - de modo a evitar a destruição dos achados arqueológicos.

Para Susana Gabriel, arqueóloga da empresa de construção responsável, "em Santa Clara do Louredo houve uma grande ocupação ao longo dos tempos e têm-se encontrado muitos vestígios, sobretudo romanos" – disse em declarações ao Correio da Manhã.

Esta recente e inesperada descoberta poderá vir a fazer parte do novo Centro de Arqueologia e Artes de Beja – um investimento de 2,1 milhões de euros - e que foi anunciado esta sexta-feira (ver peça à parte aqui).

 

Imagem daqui