26 Dezembro 2014      00:00

Está aqui

Bruno Araújo e a Ezimute. Made in Alentejo

Chama-se Bruno Araújo, tem 39 anos, nascido transmontano mas trazido para Évora com três anos. Está empenhado num projecto turístico nacional, o EZIMUTE e é responsável deste para a região Alentejo.  E tem um desafio para proprietários de restaurantes, bares, lojas e animadores turísticos. Fique a saber qual.

 

Tribuna Alentejo:   O que é oEzimute?

Bruno Araújo: O Ezimute é um guia turístico com reservas. Assim, além de saber o que há de bom e interessante para fazer em cada cidade, também é possível fazer reservas nos melhores restaurantes, tours e atrações que se quer visitar.

TA:  Qual é o seu conceito? O que o diferencia de outros guias turísticos online?

BA: A diferença está exatamente as reservas que possibilita e a forma como faz a sua divulgação (através dos embaixadores Ezimute, que divulgam o Ezimute e ganham com isso)

TA:  Como surgiu a ideia de criar esta empresa? O Bruno tem formação ou experiência na área do Turismo?

BA: Não tenho formação em turismo, mas agrada-me imenso o contacto com as pessoas, o criar roteiros, o ser prestável e hospitaleiro…A isso tudo junto os conhecimentos que tenho com pessoas influentes das áreas envolvidase assim sou o rosto da Ezimute no Alentejo.

ezimute1

 

TA: Em quantas zonas do país atua oEzimute? E quem são os responsáveis pelas outras zonas?

BA: O Ezimute já está implementado em várias zonas do nosso país. Neste momento estamos a arrancar em força com Évora, Algarve e Porto, já atuamos também em Lisboa e na Madeira. As pessoas responsáveis pelas zonas são sempre pessoas de referência na zona e com algum conhecimento do turismo e das ofertas da zona em questão.

TA: Fale-nos um pouco de si e de como o seu caminho “se cruzou” com o do Ezimute.

BA: Sou uma pessoa dinâmica, inovadora que gosta de nossos desafios, conheço bem o nosso Alentejo e o que temos para oferecer aos portugueses e ao mundo.

Foi com o conhecimento de algum trabalho já efectuado por mim, que apareceu o convite do Ezimute para entrar neste novo projeto.É um grande desafio, é um projecto no qual acredito e penso que daqui por 1 ano teremos uma projeção enorme do nosso Alentejo através do Ezimute.

TA: Por quê a escolha do nome “Ezimute”? Há algum significado especial por trás deste nome?

BA: Sim, azimute é uma expressão de navegação marítima que tem o significado de direção. A palavra árabe as-sumult significa caminho ou direção. O ezimute é uma forma digital, eletrónica de apontar bons caminhos (e sugestões turísticas).

TA: No sítio da Ezimute (www.ezimute.com) podemos já aceder a muitas informações acerca de restaurantes, passeios e outras experiências turísticas em algumas zonas do país, nomeadamente Lisboa, Porto, Madeira e Algarve… Para quando o Alentejo?

BA: O Alentejo já está a ganhar uma grande expressão dentro do Ezimute, já temos imensos parceiros, desde restaurantes, bares, casas de artesanato, enoturismo, experiencias e tours e estamos a concluir os últimospormenores  para muito em breve termos online o “separador” Alentejo individualizado, e assim podermos apresentar o Alentejo ao mundo através da ezimute.

ez4

TA: De que forma os serviços disponibilizados pela Ezimute podem ajudar, por exemplo, uma família alentejana que pretende passar um fim-de-semana em Lisboa?

BA: Podem escolher os melhores restaurantes, tours e atrações a visitar em Lisboa e fazer logo as suas reservas, aproveitando preços especiais e também evitando filas e complicações na hora de chegar ao restaurante, tour e atrações escolhidas.

TA: Que outros serviços disponibilizados peloEzimute gostarias de destacar?

BA: O ezimute premeia os seus utilizadores. Cada reserva gera um crédito (cash back), que fica associado à conta Ezimute do utilizador e que pode ser utilizado na próxima reserva ou compra. Por cada tour e atração turística, recebe-se imediatamente 2% em crédito. Por cada reserva de restaurante recebe-se, também em crédito na sua conta, 50 cêntimos por pessoa sentada à mesa. Por exemplo: na compra de bilhetes para o Zoo de Lisboa no valor de 50 euros, ganha 1,00 euro (2%) de crédito. Numa reserva de seis pessoas no restaurante Via Graça, ganha 3,00 euros (6 x 50 cêntimos) de crédito, também na sua conta. Em qualquer dos casos, estes créditos podem ser utilizados numa próxima compra no Ezimute.

ez6

TA: Os criadores da marca são alentejanos? Qual a vossa relação com o Alentejo?

BA: Um dos criadores é originário do concelho de Ourique e mantém laços estreitos com o concelho de Alvito, eu sou transmontano mas “respiro” o Alentejo e vivo em Évora desde os 3 anos de idade.

TA: Entre os dias 6 e 7 de dezembro, realizou-se o “TheLisbon Outdoor Day” byEzimute, a primeira feira de animação turística em Lisboa. Que atividades puderam experimentar neste evento os turistas e os visitantes? Qual o balanço?

BA: O TheLisbon Outdoor DaybyEzimutefoi a primeira grande mostra-feira de animação turística em Lisboa. Contou precisamente com o tipo de atividades que habitualmente se destinam aos turistas e que é possível encontrar em Lisboa. No mesmo recinto tivemos tuk-tuks, segways, buggies elétricos, bicicletas, scooters, veleiros ou até um helicóptero e o Hippotrip (um veículo anfíbio que anda em água e terra). Todos eles fizeram parte da oferta e estavam disponíveis com preços especiais, para que todos pudessem experimentá-los. O nosso balanço é extremamente positivo. A adesão registada foi claramente positiva - de tal forma que algumas atividades esgotaram a sua lotação ainda antes do primeiro dia. Nós e os parceiros estamos satisfeitos e já estamos a trabalhar numa nova edição para 2015!

TA: Há alguma história engraçada relacionada com oEzimute que queiras contar?

BA: Tenho uma história de um senhor que me contactou que tem uma avioneta privada e que queria que eu publicitasse a Ezimute , mas que teria que disfarçar o nome dele porque trabalha ilegal quando faz os passeios…( risos ) …é claro que oEzimute só pode trabalhar com empresas certificadas.

TA: Queres deixar alguma mensagem aos alentejanos que estão a ler esta entrevista?

BA: Aos alentejanos proprietários de restaurantes, de bares, de lojas de artesanato, lojas de produtos regionais, de empresas que vendam tours e experiencias, que consigam ver o potencial que o Ezimute tem, pois pode vir a ajudar nos seus negócios, para isso que entrem em contacto comigo por facebook ou através do meu telemóvel 962484247 que terei todo o gosto em apresentar o Ezimute

Aos alentejanos utilizadores deste tipo de site e informação, que estejam atentos aos nossos produtos publicitados pois irão entender o que de bom tem a nossa região, que muitas das vezes é esquecida pelos próprios alentejanos.

https://www.facebook.com/ezimute?fref=ts

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.