4 Setembro 2015      10:40

Está aqui

ALTO ALENTEJO QUER RECEBER REFUGIADOS

Armando Varela, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), fez saber que os 15 municípios do distrito de Portalegre estão sensíveis à crise de refugiados que está a entrar na Europa e está disponível para receber esses refugiados. Armando Varela rejeita que a solução para este problema passe por encerrar fronteiras.

Armando Varela defende que a resposta ao problema deve ser concertada a nível nacional e internacional e que, mais cedo, ou mais tarde, vai ser preciso "agir na origem".

No entanto, Armando Varela, que também preside ao município de Sousel, defendeu que, internacionalmente, devem ser criadas condições e concertadas posições para que os municípios possam acolher os refugiados.

“A resposta que nós poderemos dar tem de ser sempre concertada com uma resposta internacional para resolver o problema na origem. Esta boa vontade, e a necessidade de fazer a prática da acção social, pode funcionar durante algum tempo, mas, sobretudo, tem de ser acordada internacionalmente”, disse.

A solução “não será, de facto, fechar fronteiras. A solução, obviamente, passa por tentar encontrar uma resposta que não se pode eternizar no tempo sem agir na origem”, acrescentou.

 

Imagem daqui