19 Abril 2015      12:32

Está aqui

ALENTEJO E ALGARVE

Será realizado um investimento de 3,9 milhões de euros na qualificação de praias do Alentejo e Algarve.

Foram oito as empreitadas consignadas pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste e consistem na qualificar praias, portinhos de pesca, sistemas costeiros e pequenas zonas urbanas do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, de acordo com a Agência Lusa.

À mesma agência, o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos no ato de assinatura dos autos de consignação, que decorreu em Odemira, referiu que estas obras irão ajudar a tornar mais resistentes as áreas intervencionadas e que será mais valorizada a oferta dessas zonas no que respeita ao turismos e aos negócios.

As intervenções decorrerão nos concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Odemira, no litoral alentejano, e de Aljezur, no Algarve.

Entre estas empreitadas estão: a primeira fase de recuperação e proteção de sistemas costeiros em Santo André (Santiago do Cacém), a qualificação e valorização dos pequenos aglomerados urbanos de Zambujeira do Mar (Odemira) e da praia de Odeceixe (Aljezur), a qualificação e valorização dos portinhos de pesca de Odemira, a 1.ª fase de qualificação e valorização do portinho de pesca do Forno (Aljezur), qualificação e valorização da praia do Malhão (Odemira), e a primeira fase de qualificação e valorização da praia da Samouqueira (Sines).

Este investimento é comparticipado por fundos comunitários num projeto de parceria do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e das autarquias abrangidas, num investimento total de 40,1 milhões de euros.