22 Setembro 2015      14:23

Está aqui

ALÉMBIO É MADE IN ALENTEJO

Chama-se Luís Trindade e é produtor biológico e o fundador da Alémbio, uma mercearia biológica situada na rua do Cano, em Évora. Dividido entre Évora e Alvito, terra onde nasceu e onde se dedica à produção de espargos verdes em modo biológico e onde é professor, Luís Trindade divide ainda o seu tempo entre as funções de comerciante e gestor. Fomos conhecer melhor este empreendedor alentejano e um pouco mais sobre o seu dia-a-dia. 

 

Tribuna Alentejo – Como surgiu a ideia de criar uma mercearia biológica? Este era um interesse antigo ou foi uma questão de oportunidade? 

Luís Trindade – O meu início é como produtor biológico. Com quem produz tem de escoar, começo por vender em Lisboa e depois alargo para todo o país. Como produtor pensei mais tarde em abrir o meu próprio espaço. Com produzo uma série de produtos apenas para a minha loja consigo baixar os preços. 

 
Tribuna Alentejo – A sua formação inicial não tem muito a ver com agricultura biológica... Sente que gostaria de se dedicar a uma destas áreas a tempo inteiro? Como é dividir-se entre tantas tarefas e conciliar estas diferentes atividades? 

Luís Trindade – Pois, a minha formação é gestão. Como tive um tempo desempregado, antes de entrar para a escola, fiz um curso de jovem agricultor e meti um projeto para a cultura de espargos. O interesse pela agricultura nasceu porque tenho uma pequena propriedade de família, na qual desenvolvo toda a atividade agrícola. É meu objetivo dedicar-me totalmente à agricultura e à loja, mas atualmente ainda não é viável. A gestão do dia a dia é difícil, tenho aulas 2 dias por semana e o resto dedico à loja, ao fim de semana estou focado na agricultura. 

 
 

Tribuna Alentejo – Como encara o desafio de se dedicar à agricultura em pleno Alentejo? Quais as principais dificuldades que encontra? 

Luís Trindade –  A agricultura no Alentejo está a mudar, aparecem jovens com novas culturas de regadio. A grande ajuda foi a construção da barragem do Alqueva. Atualmente acho que, no Alentejo, a principal dificuldade é a venda de produtos biológicos. Ainda existe grande desconfiança pelos benefícios destes produtos. As pessoas ainda só olham para o preço e não para o benefício que estes alimentos trazem para a sua saúde. Preferem gastar menos em alimentação e outro tanto em medicamentos, do que tudo em alimentação. Existe uma preocupação curativa e não um preocupação preventiva para a  saúde. 

 

Tribuna Alentejo – Que produtos são comercializados na Alémbio? 

Luís Trindade – Nós somos uma mercearia biológica, temos praticamente tudo de mercearia, mas tudo biológico, com certificação. Temos arroz, massa, farinha, ovos, chá, granolasaçucaróleo, azeite, conservas, frutas, legumes,bebidas vegetais, lacticínios, vinho, sobremesas, produtos de limpeza, etc.

 

Tribuna Alentejo –  Qual é o produto ou quais os produtos com maior procura? Há algum que se destaque?   

Luís Trindade – Os produtos frescos, legumes e frutas são os que tem mais procura, os ovos também, é muito importante comer ovos biológicos. 

 

Tribuna Alentejo –  O que diferencia a Alémbio de outras lojas do género? 

Luís Trindade –  A nossa loja tem uma característica que apenas vende produtos biológicos certificados, não podemos vender nada que não seja biológico. Além disso, fazemos parte de uma associação (ARBIO), da qual somos fundadores, que nos garante praticamente tudo o que seja biológico. Nem sempre temos disponivel, pela fraca procura de alguns produtos, mas garantidamente que arranjamos. 

 

Tribuna Alentejo – Onde imagina a Alémbio a médio e a longo prazo? O que deseja para este seu projeto? 

Luís Trindade –  Espero que a ALÉMBIO cresça, temos apenas 1 ano de vida e temos já outros projetos em carteira. A breve prazo vamos lançar a loja online, com todos os produtos disponíveis na loja, faremos entregas em muitas localidades do Alentejo. Vamos também ter um novo espaço na loja “snack bar biológico” onde vamos fazer sumos, pequenas refeições e pequenos almoços, tudo biológico. 

 

Imagem de capa daqui.