22 Junho 2015      15:07

Está aqui

ACREDITE, VOCÊ ESTÁ A PRECISAR DE FÉRIAS.

Está já a sonhar com a praia? A sua atenção vai toda para imagens de locais paradisíacos, hotéis deslumbrantes e redes à sombra do coqueiro?

Tudo isso são sinais evidentes de que está a precisar de férias. Mas pode ser mais grave que isso.

Jessica Stillman em artigo do Inc.co, revela que, se nos mantivermos atentos a alguns sinais, podemos identificar se o nosso estado de saúde mental apresenta um risco sério.

À partida pode parecer-nos fácil identificar se estamos a trabalhar muito: as longas horas no trabalho, os despertares difíceis e o cansaço e exaustão extremas seriam suficientes para o percebermos, certo?

Mas o interessante é que o nosso corpo tem uma maneira própria de se ajustar às exigências a que o expomos. Há medida que as horas passam e a pressão aumenta parece que voamos e estamos a conseguir chegar a tudo e de repente, puf!!! O corpo, que não deu mostras de fraqueza, vinga-se do esforço extra e a nossa saúde e sanidade sofrem um abanão. O importante é evitar chegar a este ponto crítico, evitar o colapso. Quer saber como?

Eis uma lista dos sinais de alerta a ter em conta:

 

1.Não está a ser tão simpático como quer ser.

Antes de derreter o cérebro, pode achar que está a ser menos simpático para com os que o rodeiam. Se for esse o caso, esforce-se mais por prestar atenção aos que o rodeiam e dispense um minuto para interagir com eles; faça-lhes elogios, tente animá-los e tente também assim ganhar alguma boa energia.

 

2.A sua mente não pára!

Se sente que a sua mente parece um hamster a correr numa roda também se deve preocupar! Ter ideias é bom, mas é bom abrandar um pouco. Quando estamos stressados pensamos e repensamos os mesmos problemas/temas vezes sem conta e esta “obsessão” não significa necessariamente que estejamos focados neles. Muita vezes o pensamento entra em "looping", uma pescadinha de rabo na boca, e não passamos do mesmo ponto onde estávamos horas antes. É necessário parar, considerar prioridades e permitir ao cérebro uma perspetiva diferente.

 

3.Efeito “Calimero”!

Calimero é um pequeno pinto, simpático e ingénuo. Nos desenhos animados, Calimero é um pinto pequeno, simpático e ingénuo que passa a vida a vitimizar-se e a sentir-se infeliz e injustiçado. Ficou conhecido pelas frases "É uma injustiça, pois é" e "Abusam porque sou pequenino". Se pensa que os seus problemas são os maiores do mundo tenha calma, relativize. Se está a trabalhar em excesso é normal que perca a noção de perspetiva. Se se sente menosprezado, experimente mudar o seu ambiente durante uns tempos, mude de atitude. Aproveite essa pena que tem de si próprio para fazer o bem aqueles que podem estar pior que você, perceberá que tem muito que agradecer.

 

4.Não vive o momento.

“Carpe Diem”, “vive o momento”, “aproveita a vida” são frases muito vulgares quando se fala do ritmo da nossa vida e de como gastamos o nosso tempo. Olhamos para trás, recordamos o passado que nos parece sempre melhor que o presente, ou encaramos o futuro, estabelecemos metas e só paramos quando as atingimos, de modo quase compulsivo; de uma maneira, ou de outra, só o conduzirá a mais stress. É preciso estar focado no presente, aproveitar o que tem, uma boa conversa, uma reunião…deixar as coisas fluírem a um ritmo próprio. À medida que os desafios se vão ultrapassando o stress diminui.

 

5.Está constantemente atrasado.

Para alguns de nós isto é quase inato, no entanto, se nos últimos tempos se tem atrasado mais vezes ou mais tempo, pode ser sinal de estar a trabalhar em excesso. Deve estabelecer um compromisso consigo de que deve chegar sempre 5 minutos antes da hora marcada e deve dizê-lo aos outros de modo a combater as atividades/tarefas que o estão a fazer atrasar-se constantemente.

 

Claro está, que em cada um nós poderão existir mais sinais de stress e é fulcral que aprendamos a conhecer-nos e a saber fazer uma pausa antes que o nosso corpo e mente o façam por nós.  Se puder, meta férias o quanto antes.

Imagem daqui.

Fonte Inc.co

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.