15 Julho 2015      16:35

Está aqui

8 SINAIS QUE AS PESSOAS USAM PARA JULGAR OS OUTROS

A partir do momento em que duas pessoas se encontram, elas começam imediatamente a "tirar as medidas uma à outra", à procura de sinais de qualidades como honestidade, inteligência e altruísmo.

Quer se trate de simples encontro ou de uma entrevista de emprego, todos os detalhes contam  - desde a firmeza de seu aperto de mão até o número de vezes que olha para o seu próprio telefone durante o encontro.

Fizemos uma pesquisa a partir do Quora, " Quais são as pequenas coisas que realmente contam muito sobre a psicologia e personalidade de uma pessoa ", e destacamos alguns dos comportamentos mais comuns que as pessoas usam para julgá-lo.

1. O seu aperto de mão

Vários utilizadores do Quora admitiram julgar as pessoas com base no seu aperto de mão.

"Apertos de mão fortes geralmente refletem um caráter forte e confiante, enquanto apertos de mão fracos geralmente indicam uma falta de confiança e são quase sempre uma característica de pessoas que procuram uma maneira fácil de fazer as coisas", escreve Julian Parge.

Esta investigação apoia a ideia de que o seu aperto de mão pode revelar certos aspectos de sua personalidade: Um estudo descobriu que pessoas com apertos de mão firmes eram mais propensos a ser extrovertidos e emocionalmente expressivos e é menos provável que seja tímido ou neurótico.

2. Ser pontual

Está atrasado para um encontro muito importante? A pessoa que o aguarda pode já estar a formar uma impressão negativa da sua personalidade. "Uma pessoa pró-ativa vai estar lá na hora, porque é auto-motivada, organizada mentalmente, e valoriza o tempo, enquanto um procrastinador deixa tudo para a última hora", diz Humaira Siddiqui. De acordo com estudos , aqueles que andam cronicamente atrasados ​​não são necessariamente desconsiderados como pessoas - mas são, provavelmente, demasiado descontraídos, os "Tipo B".

3. A forma como trata os funcionários do restaurante

No Quora são muitos os que dizem prestar muita atenção à forma como as pessoas interagem com quem as serve à mesa.  "Eu nunca, mas nunca vou namorar um homem que é rude com os funcionários do restaurante", diz Sati Marie Frost.

Muitos executivos dizem que  é possível aprender muito sobre alguém através da forma como ele ou ela tratam os funcionários de um restaurante, camareiras do hotel, e até seguranças. Ron Shaich, CEO da Panera Bread, diz que uma vez se recusou e empregar uma pessoa, não pelas suas competências, que eram elevadas, mas pela forma como a viu tratar um funcionário que andava a limpar as mesas de um restaurante onde almoçavam.

4. Para onde olha quando está a beber?

Escreve David Junto:. "Uma pessoa que olha para o copo quando bebe tende a ser mais introspectiva, idealista e focada. Uma pessoa que olha por cima da borda do copo quando bebe tende a ser mais influenciada por outros, mais ambientalmente consciente, despreocupada, extrovertida e confiante. Uma pessoa que fecha seus olhos quando bebe é alguém que padece de algum tipo de dor ou desconforto e está preocupada apenas com o seu prazer e alívio. "

E é melhor nem pensar no que a sua escolha de bebida pode significar.

 

5. Se você roer as unhas

Sushrut Munje tem opiniões muito fortes sobre as pessoas com unhas roídas, defendendo que são um sinal de pessoas com pouco auto controle. Entretanto um estudo sugere que os que roem unhas (ou têm trejeitos com o cabelo ou repuxando a própria pele) tendem a ser pessoas perfeccionistas, incapazes de descontrair em qualquer momento.

6. A sua caligrafia

Quando escreve uma lista de coisas a fazer ou bilhete de amor, a sua letra pode dizer muito sobre você. Ramesh Nagaraj acredita que "as pessoas que escrevem pressionando demasiado o papel com a caneta são geralmente teimosas e muito confiantes".

Enquanto isso a grafólogo Kathi McKnight diz que letras grandes indicam pessoas orientadas, enquanto que a letra pequena sugere introversão. Letras inclinadas para a direita podem indicar que a pessoa é amigável e sentimental. Letra sem qualquer inclinação indicam pragmatismo, letras inclinadas para a esquerda indicam introspecção.

7. Quantas vezes você verifica o seu telefone

Um utilizador Quora escreve que há significado quando uma pessoa pega constantemente  no seu telefone (numa pequena pausa, para falar com os pais, quando sai com os amigos, ou quando está sozinho em público).

Independentemente do que possa significar, se você está constantemente a atualizar os seu e-mail ou a alimentar o Facebook, um estudo defende que é emocionalmente menos estável ou que simplesmente procura mudar de humor.

8. O contacto visual

Munje defende que tanto um aperto de mão pouco vigoroso como a falta constante de contacto visual "demonstra falta de auto-controle, incapacidade de definir um rumo e uma vontade débil.

Em alternativa o psicólogo Adrian Furnham escreve  que os extrovertidos tendem a olhar com mais frequência e por mais tempo os olhos dos seus parceiros de conversa que os introvertidos. Em geral pessoas que o fazem são frequentemente mais confiantes e socialmente dominantes.

Shana Lebowitz é autora deste artigo que adaptamos para português. 

Imagem e artigo original daqui.

Com o apoio da agência: