17 Maio 2015      13:50

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5 TRUQUES

É comum pensar-se que 7 segundos é quanto basta para se criar uma primeira impressão. No entanto, um estudo recente da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostra que 7 segundos é muito tempo, a primeira impressão é obtida em somente 100 milésimos de segundos!

Como o ser humano está constantemente a “ler” os outros a partir da sua aparência, a necessidade de causar boa impressão ganha uma nova dimensão.

Num artigo de Drake Baer, no Bussiness Insider, Sylvia Ann Hewlett, autora do livro "Executive Presence," diz que essa leitura está a acontecer a toda a hora. Em entrevistas de trabalho, em reuniões com clientes, em encontros amorosos, onde quer que seja, a primeira impressão acontece. “A boa notícia é que (a primeira impressão) tem a ver com a educação, o aprumo, a polidez e não sobre a sua forma física, o seu cabelo, ou a roupa que veste.”

Como parte da pesquisa para o livro supracitado, Hewllet e a sua equipa do Centro de Talento e Inovação, levaram a cabo uma pesquisa a cerca de 4.000 profissionais americanos, onde se incluíam 268 diretores executivos, na esperança de descobrir são e soam as pessoas consideradas exemplo.

Os diretores executivos dizem que as qualidades de aparência, que se seguem, fazem as pessoas parecerem líderes automaticamente:

Ter uma aparência polida e aprumada - “o descuido parece ser um sinal que não respeita os seus colegas de trabalho, nem a si próprio” segundo Hewllett “e certamente não respeita os seus clientes se aparecer com nódoas na gravata, unhas ruídas ou algo que o faça parecer descuidado.” Deve evitar estas aparências e manter um aspeto cuidado. Se trabalhar em Silicon Valley assegure-se que tem os jeans corretos, se for em Wall Street o casaco de corte perfeito; passe uma escova no cabelo de quando, em quando.

Ser fisicamente atrativo e estar em forma – as pessoas atraentes tendem a ganhar mais e a ser contratados com mais facilidade que que os outras. Isso acontece a todos os níveis da pirâmide hierárquica. “Estar fisicamente em forma dá às pessoas a confiança de que fará o que se espera que faça” disse a Hewllett, a executiva da General Electrics, Deb Elam.

Vista-se com roupas simples e com estilo – “Vista-se de acordo com o trabalho que pretende ou que tem” – aconselha Hewllett. Para saber como é, ou o que fazer, observe as pessoas na sua empresa que se vestem bem e imite o padrão. “Não se trata de se vestirem todos iguais” – revela - “ mas este senso de polidez e esta preocupação trará alguns benefícios.”

Mantenha-se alto – a importância da altura tem muito a ver com o género. Na pesquisa de Hewllet, 6% dos inquiridos disseram que ser alto contribuiu para a presença de mulheres executivas; 16% disseram que a altura era importante para os homens. O fato confirma-se na corrida à Casa Branca, dois terços dos candidatos que ganharam eram os mais altos!

Parecer jovem – “Parecer jovem, mas não infantil, mostra sinais de vitalidade e de capacidade para aguentar o que é necessário”. A venda de cosméticos e operações plásticas tenderá a aumentar.

Mas, independentemente de como se apresenta normalmente, deve ter em conta o público a quem se dirige e adaptar o seu vestuário de modo criar uma boa primeira impressão.

 

 

Este trabalho teve o apoio da agência:

 

 

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