13 Novembro 2015      18:49

Está aqui

4 MIL ÁRVORES PARA O BAIXO ALENTEJO

O Grupo AccorHotel, um dos maiores operadores hoteleiros mundiais, prepara-se para plantar 4 000 árvores e apoiar os agricultores em Mértola. A iniciativa visa promover a biodiversidade e lutar contra a erosão dos solos, num projecto pioneiro de agro-florestação em Portugal, para o desenvolvimento de um modelo agrícola sustentável.

A AccorHotels – Planet 21 (o Plant for the Planet) está a convidar os seus hóspedes, que fiquem alojados mais do que uma noite, a reutilizar as suas toalhas de banho, um gesto que permite realizar poupanças em lavandaria. 50% do valor desta poupança reverte para projetos de agro-florestação, de modo a reduzir a pegada ambiental do Grupo e apoiar as populações locais.

Os Hotéis do grupo em Portugal participam desde 2009 no programa Plant for the Planet. Até agora, as economias realizadas apoiavam o projeto SOS Sahel no Senegal. No total foram 29 hotéis que plantaram, entre 2009 e 2014, mais de 107 mil árvores, o que corresponde a um investimento de 158 mil euros. A partir deste ano, as economias de lavandaria serão canalizadas para projetos em solo português.

Para o primeiro programa no nosso país, a AccorHotels identificou um projeto da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).

Localizado em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, visa proteger a biodiversidade e os recursos de água, regenerar os solos e combater a erosão que assola a região alentejana. Além disso, tem um papel importante na economia local, ao trazer recursos adicionais para pequenos agricultores da região, permitindo-lhes diversificar a sua produção e fonte de rendimentos. A iniciativa tem ainda um enfoque especial no apoio a jovens agricultores que pretendem desenvolver uma agricultura biológica.

Nesta primeira fase, a AccorHotels irá proceder à plantação de espécies autóctones na propriedade Monte do Vento da ADPM, apoiando assim cerca de oito agricultores locais. Até ao final do ano, está prevista a plantação de cerca de 3.740 árvores (entre romãzeiras, amendoeiras, oliveiras, azinheiras, etc.) e 1.900 plantas (como alecrim, rosmaninho, murta, entre outras) numa área de cerca de 18 hectares.

A pretensão do grupo será, a médio prazo, escoar os produtos resultado deste projecto para virem a ser degustados à mesa dos hotéis do Grupo.